Analise sobre a historiografia da idade média

Introdução

Historiografia é o equivalente a qualquer parte da produção historiográfica, ou seja: ao conjunto dos escritos dos historiadores acerca de um tema ou período histórico específico.Neste trabalho o objetivo foi debater a cultura, suas definições e concepções teóricas na idade média. Sendo assim, apontando os elementos presentes nas narrativas e nos discursos históricos a partir dediferentes análises historiográfica sobre os textos que tratam da idade média. A reflexão sobre a possibilidade ou impossibilidade de uma história “pura” que não foi contaminada por cientistas obriga aconsiderar a tarefa do historiador, como o de qualquer cientista, como um produtor social, inseparável do restante da cultura humana, em diálogo com os demais historiadores e com toda sociedade comoum todo.






















A historiografia ao longo do tempo sofreu mudanças, as quais proporcionam a crise da história, como disciplina na questão ideológica, política evalores.
No final do século XIX a história foi uma disciplina pré-paradimática, ou seja, um modelo a ser seguido, mas em virtude da crise na história, da qual se aplica o modo em questão da escrita dahistória, das dificuldades de escrever e de investigar a história, alguns problemas da história intelectual vieram a serem questionados, problemas esses difíceis de resolver por alguns motivos comoas mudanças de vocabulários.
A utilização de fontes na escrita da nova história também obteve mudanças, os quais antes eram apenas utilizadas caso fossem oficiais, e com o paradigma da escrita da novahistória qualquer espécie de documento é utilizado, como fotográficas, arqueológicas, orais, em fim de todos os tipos.
A cultura tem uma ligação importante com a intelectualidade, pois cultura é umconjunto de significados históricos, os quais mostram uma estrutura social de um povo, estabelecendo a relação do objeto intelectual com os inúmeros aparecimentos culturais.
Segundo Thierry , a...