Analise experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA)

CONDICIONAMENTO OPERANTE EM FUNÇÕES COMPORTAMENTAIS REFLETIDAS DO AMBIENTE

Acadêmicos: Cristiane Barbosa,
Tarcísio Ramos.Professor doutor: Marlison Aguiar

Vitória de Santo Antão, 14 de junho de 2012.

Introdução

Neste trabalho, buscamos incondicionalmente entender o que de fato refere-se ao condicionamento operante e ocondicionamento clássico. Tal condicionamento operante foi criado pelo escritor e psicólogo DURRHUS FREDERIC SKINNER, que foi o propositor do behaviorismo radical, buscando entender o comportamentoem funções das inter-relações a filogenética, (ambiente, cultura). A sua base era compreender o comportamento humano e não manipulado.
Tivemos como base o condicionamento de um rato virtual, ondedividimos em quatro etapas para a observação, onde a primeira se definia somente em observar os seguintes comportamentos do animal: sentar, farejar, ficar em pé e se limpar. A segunda etapa era fazercom que o animal fosse conduzido a apertar a barra sozinho, havendo assim um reforço positivo para que levasse o animal a apertar a barra. Na segunda etapa, viria o reforço negativo para que assimhouvesse a extinção, quando o animal pressionava a barra não sairia mais a comida, havendo assim a extinção do comportamento antes apresentado por ele. E por fim a ultima etapa, se dava pelocondicionamento do animal, fazendo assim com que ele pressionasse a barra novamente, junto com o reforço positivo.
Desta forma o conceito de condicionamento operante difere do conceito de comportamentorespondente, estudado por IVAN PETROVICH PAVLOV. Assim, a idéia de PAVLOV do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais que são reflexos incondicionados, ou seja, são inatasem vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente posteriores(Schultz e...
tracking img