Analise ergonomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BETONEIRA: UMA REVISÃO DOS RISCOS Á SAUDE AUDITIVA DA UTILIZAÇÃO DESTE EQUIPAMENTO EM CANTEIROS DE OBRA
Dentre os equipamentos utilizados nos canteiros de obras civis, a betoneira entra como um equipamento que apresenta níveis de ruídos considerados altos, quando levado em consideração a legislação e a saúde humana. Neste artigo foram caracterizados os níveis de ruídos equivalentes gerados peloequipamento betoneira levantados em diversos artigos realizados pelo Brasil. Buscou-se neles a exposição dos trabalhadores, a dose de exposição diária, o nível de pressão sonora correspondente ao limite de tolerância e ao nível de ação. Os riscos foram então determinados e comparados com os níveis de atuação recomendada. Foram observados que as medições e avaliações utilizaram a norma NR-15 eNHO-01. Nos resultados verificou-se que o equipamento betoneira gera níveis de ruído dentro dos limites aceitáveis.

1. INTRODUÇÃO
A construção civil possui um papel de grande importância na economia nacional, sendo responsável pela construção de toda a infra-estrutura necessária ao desenvolvimento do país e pela geração de um número significativo de emprego, mais de 5 milhões de trabalhadores(IBGE, 2000).
Apesar da grande importância a indústria da construção civil no Brasil é constantemente alvo de duras críticas, principalmente relacionadas às condições de trabalho, onde o campo da saúde ocupacional apresenta uma realidade preocupante.
Os trabalhadores da construção civil, na maioria das atividades, não encontram proteção adequada à sua saúde e integridade física e dentre osprincipais problemas relatados no setor aparecem os efeitos causados pelo ruído excessivo dos equipamentos que rotineiramente são utilizados nos canteiros de obra. Pode-se citar a perda auditiva, dificuldade na comunicação, estresse, falta de concentração e até desordens físicas e psíquicas (MAIA, 2001).
Não há duvidas que o homem ainda esbarre com a problemática do “bem estar” e proteção ao meioambiente. As construções civis não deixaram de ter seu espaço, cada vez mais crescente nesta problemática. As máquinas, equipamentos, produtos diversos que são utilizados nas construções ganharam espaço nos estudos no que se diz respeito às normas de proteção ao meio ambiente. O que ainda passa por estudos é a poluição sonora, a nível destas construções civis, pois não apenas os equipamentos são osresponsáveis pelos ruídos, mas ações normais do trabalhador, como despejo, locomoção e processos manuais dos diversos utensílios das obras.

2. REVISAO BIBLIOGRÁFICA
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Máquina é todo dispositivo mecânico ou orgânico que executa ou ajuda no desempenho das tarefas, dependendo para isto de uma fonte de energia. Podem ser dos tipos leves, médias ou pesadas, e podem também,desempenhar várias funções, como em aplicações industriais agrícolas e pavimentações.
Já equipamento é um aparelho em si, como um todo, usado na execução de uma tarefa ou serviço. Exemplos: Furadeiras, parafusadeiras e afins, computadores, e equipamentos eletrônicos, ferramentas diversas, máquinas diversas. Como alguns componentes de máquinas, podemos citar as engrenagens, os mecanismos, os motoresdentre outros.

BETONEIRA
Uma batoneira, betoneira ou misturador de concreto é o equipamento utilizado para mistura de materiais, na qual se adicionam cargas de pedra, areia, cimento e água, na proporção e textura devida, de acordo com o tipo de obra. A critério do engenheiro civil podem ser acrescidos outros tipos materiais, como diversos tipos de cimentos e pedras, ou aditivos.
É muito usada naconstrução civil, principalmente, para mistura de agregados como produtos e matérias primas a exemplo na construção de barragens e açudes utilizando-se o concreto na mistura da argamassa. Por ter composição diferente, não sendo adicionada a pedra e podendo-se adicionar a cal hidratada, esta é mais usada em revestimento, rejuntamentos e outros preparos na obra.
Pode ser usado na mistura e preparo...
tracking img