Analise do filme: "clube do imperador"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO FILME “O CLUBE DO IMPERADOR” E SUA SIGNIFICAÇÃO QUANTO AOS CONHECIMENTOS FILOSÓFICOS DE ARISTÓTELES

O filme retrata a historia da escola tradicional com o nome St. Benedict, onde oprofessor de história, Willian Hundert, é comprometido com a formação dos seus educandos, preparando não só para o futuro, mas também preocupado com os princípios da virtude, do caráter e da moral.
St.Benedict é uma escola de grande renome, voltada para instruir grandes homens e para alcançar seus objetivos ela possui muitas normas e regras. Após o início das aulas chega um novo aluno por nomeSedgewich Bell, filho de um senador. Sedgewich Bell é um aluno inteligente, mas muito rebelde, de família influente que não conhece os princípios da virtude. Seus pais nunca lhe deram atenção,provavelmente não tiveram tempo para ouvi-lo e oferecer lhe um carinho.
Por isso na sala de aula Sedgewich Bell comporta-se de maneira grosseira, desleixada e sem mostrar nenhum interesse pelo conteúdoapresentado. Ele se opõe a proposta de formação do professor que tenta mudar seu caráter ensinando o que é certo, mas para Sedgewich Bell é muito difícil compreender o que é ser virtuoso.
Partindo então,para a análise do filme “O Clube do Imperador”, este nos faz pensar sobre o que é ser virtuoso. Percebemos que no filme os dois personagens principais o professor de história e o aluno (Sedgewich Bell)são completamente diferentes um do outro, com relação ao que Aristóteles chama de pessoas virtuosas.
O aluno não tem nenhuma virtude, uma vez que, para ele os fins justificam os meios. Nestaperspectiva, podemos entender que ele somente se importa com sigo próprio, não se importando como o bem comum, a base do comunitarismo.
Já o professor, este segue a risca o primeiro lema da escola “não paraao sim”, um conceito muito próximo do comunitarismo, no qual fazer o bem comum é a maior virtude. E para alcançar o bem comum é necessário principalmente, fazer o bem ao outro e desta forma cada...
tracking img