Finame

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO





O objetivo deste trabalho é analisar o FINAME como uma das várias alternativas de investimento no Ativo Imobilizado.
Com a globalização num processo cada vez mais acelerado, o cenário empresarial vem se caracterizando por uma concorrência acirrada, com os mercados sendo disputados por um número crescente de empresas.
Estas empresas, por sua vez, para permanecerem emfuncionamento, necessariamente, precisam investir em qualidade e preços competitivos, pois hoje são fatores importantes na concorrência. Um bom exemplo que podemos citar é a concorrência que as empresas têxteis da região de Americana tiveram que enfrentar devido aos preços praticados pelas empresas coreanas.
Preço competitivo, para a moderna administração, significa redução de custos, e redução decustos significa probabilidade de maiores investimentos em modernização e qualidade produtiva.
Um dos fatores que devemos atentar é que a busca pela redução dos custos será real com a correta utilização dos recursos: investir em quê, quanto, para quê, por quanto tempo. Responder a essas perguntas nada mais é que decidir sobre o que fazer com os recursos para maximizar os resultados.Capítulo I



Instrumentalização Conceitual



É importante, antes de abordarmos a questão da utilidade do FINAME, procedermos à definição de alguns termos que serão utilizados ao longo desta pesquisa, bem como a algumas discussões e afirmações preliminares que também serão importantes.



1.1- Patrimônio

Patrimônio, segundo Hilário Franco (1980, p.23) “( ... ) é o conjunto de benseconômicos com a finalidade complexa ( ... )” ou seja “ ( ... ) uma grandeza complexa formada por bens, direitos e obrigações ( ... )”. O que vemos no Balanço Patrimonial como “Patrimônio Líquido” nada mais é do que a diferença entre os bens e direitos e as obrigações da empresa.
O Patrimônio, portanto, significa todos os valores referentes à empresa. Por isso “( ... ) compõe-se de um parte positiva,denominada Ativo e de uma negativa, denominada Passivo.”. ( Franco, 1980, p. 23 )


1.2- Ativo


Numa definição simples, Ativo é o grupo de bens e direitos que uma entidade possui, podendo ser pessoa física, empresa etc. Dessa forma, Ativo é tudo o que a empresa tem ou virá a ter, como por exemplo dinheiro, estoques, duplicatas a receber, automóveis, máquinas etc.
Esta breve definição,ainda que simples e parcial, além de outros aspectos que devem ser considerados quando de sua definição, será assumida neste trabalho, para evitar detalhamentos desnecessários, ou seja, para o nosso objetivo, apenas esta definição cumprirá o seu papel.
O Ativo divide-se basicamente em três grandes grupos, a saber : Ativo Circulante, Realizável a Longo Prazo e Ativo Permanente:



1.2.1-Ativo Circulante

É aquele grupo onde estão os valores cuja realização ( transformação ) para a empresa se dá em até um ano, ou seja, se realizam dentro do exercício.



1.2.2- Ativo Realizável a Longo Prazo

É o grupo onde se encontram os valores cuja realização se dará em mais de um ano, ou em mais de um exercício.
Sobre o Ativo Permanente um, dos focos principais deste trabalho,trataremos mais detalhadamente a seguir.



1.2.3- Ativo Permanente

O conceito de permanente, segundo Padoveze ( 1991, p.67 ) “( ... ) é o grupo de Ativos adquiridos pela empresa sem intenção de venda ( ... )”. Dessa forma, tudo que a empresa comprar, adquirir, sem intenção, sem objetivo de repassá-lo, de vendê-lo deve ser classificado numa conta do grupo do Ativo Permanente.
De uma forma maissimples, Permanente é o grupo do Ativo onde os bens e direitos ficam na empresa, ou seja, permanecem na empresa.
Difere o Permanente, portanto, dos outros dois grandes grupos de ativos, o Circulante e o Realizável a Longo Prazo, porque nesses dois grupos existe a intenção de vendê-los, ou numa melhor terminologia, existe a característica de não-permanência, que seja de forma rápida ( em até um...
tracking img