Analise de toque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA INDUSTRIAL












ANÁLISE POR VIA SECA E DE TOQUE



















JOÃO PESSOA/PB
2009
(Nome da gente )







ANÁLISE POR VIA SECA E DE TOQUE











Relatório da disciplina de química analítica I do3º período do curso de Engenharia de alimentos da Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação da docente Teresa Saldanha.



























JOÃO PESSOA/PB
2010
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO............................................................................................................3
2OBJETIVOS.................................................................................................................4
3 MATERIAIS E REAGENTES................................................................................5-7
4 PROCEDIMENTOS...............................................................................................8-11
5 RESULTADOS E DISCUSSÕES..........................................................................12-
6CONCLUSÃO...........................................................................................................
REFERÊNCIAS...........................................................................................................
























1 INTRODUÇÃO


A análise por via seca consiste em um dos métodos clássicos da análise qualitativa, onde amesma está fundamentada na identificação dos componentes de uma determinada amostra através de reações químicas que ocorrem sem que haja a dissolução da mesma e que necessita da participação de calor, por este motivo faz-se necessário o conhecimento das principais zonas que compõem a chama de um bico de gás.
Esta análise compreende dois ( completar ainda) ensaios, que são eles: ensaios emtubos, ensaios na chama, ( e de toque a completar). Estes ensaios devem ser realizados primeiramente com relação a outros métodos que fazem parte da análise qualitativa, devido o fato de que os mesmos proporcionam uma indicação preliminar bastante satisfatória sobre a natureza da amostra que por ventura esteja sendo analisada, bem como a direção a ser seguida para a referida identificação, vistoque muitas vezes faz-se necessário a utilização de outros métodos para a identificação completa de uma determinada amostra.





A análise de toque pode ser definida como uma técnica que é considerada simples e bastante eficiente para um processo de análise em escala semimicro, onde as identificações analíticas da amostra são realizadas com a utilização de gotas do reagente e daprópria amostra, por este motivo ela também recebe a nomenclatura de análise de gota.
Trata-se de um método que também é considerado como sendo bastante econômico devido o fato de fazer uso apenas de poucas gotas tanto do reagente quanto da amostra e por utilizar instrumentos não especializados, como por exemplo, o papel filtro e pipetas.








2 OBJETIVOS

2.1 GeralRealizar em laboratório a identificação de diversas amostras, a partir da utilização da análise de toque e de alguns dos ensaios compreendidos pela análise por via seca.


2.2 Específicos

- Ensaios em tubos: observação da sublimação, fundição e/ou decomposição de determinados compostos a partir da observação de mudança de coloração ou pelo desprendimento de gás que porventura possa seridentificado pelo odor.
- Ensaios na chama: identificações dos metais, a partir das colorações características que cada um deles apresenta quando levados a chama.
- Análise de toque: identificação de determinadas amostras a partir da utilização de quantidades mínimas tanto dos reagentes como da própria amostra.


















3 MATERIAIS E REAGENTES

ENSAIOS EM TUBOS

Materiais...
tracking img