Analise critica livro crime e castigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA - FAVI

RENY LOPES DOS SANTOS

TEORIA PSICANALÍTICA DA PERSONALIDADE:
ANÁLISE DO LIVRO:
CRIME E CASTIGO

VITÓRIA
ABRIL
INTRODUÇÃO

Crime e Castigo é um livro que retrata a historia de Raskólnikov, um estudante miserável que vive em São Peterburgo, que por falta de recursos abandona a faculdade, mora num cubículo miseravel emum hotel e que passa dias planejando por em pratica suas teorias e planos. A principio matar para rouba e conseguir recursosr, mas no decorrer da leitura percebe-se que o enredo é bem mais que a luta pela sobrevivencia à miseria, a luta é pelos seus conflitos internos.
Raskólnikov reflete o drama que foi a vida de seu criador – Dostoievski, o autor retrata no personagem e no cenario da historiasuas proprias vivencias, conflitos e traumas.
Raskólnikov consegue por em pratica seus planos, mas depois disso o restante do livro se trava numa luta psíquica entre o consciente e o insconciente, entre o certo e o errado, entre id , ego e superego.

O autor: Dostoievski
Crime e Castigo: a obra mais famosa de Dostoievski, um dos maiores escritores da literatura russa.
Fiódor MikhailovichDostoiévski nasceu em Moscou onde seu pai era médico. Seu pai era autoritário e imprimia uma disciplina severa aos seus sete filhos, embora os incentivassem à cultura. A mãe morre precocemente de tuberculose, era a protetora dos filhos e muito amorosa, após sua morte o esposo mergulha na depressão e no alcoolismo, sendo que Dostoiévski e seu irmao são enviados para São Petersburgo para a escola deengenharia onde começou seu interesse pela Literatura.
Em 1839 seu pai morre e Dostoiévski passa a ter questões de culpa por ter várias vezes ter desejado a morte do pai. Essa questao da culpa acaba se transparecendo no livro e seus personagens.
Foi preso por engajar-se na luta democratica contra regime autoritário sendo obrigado a trabalhos forçados na sibéria onde permaneceu até 1854. Retornou àSão Petersburgo em 1859 onde escreve vários livros e se casa algumas vezes.
Em Crime e Castigo, Dostoiévski transpõe o seu Complexo de Édipo e o personagem Raskólnikov nada mais é o retrato de si mesmo, embora Dostoiévski não tenha matado o pai, o desejou. Seu caráter orgulhoso e insocial, eram características do autor. O quarto, a miséria, o cenário mísero de São Peterburgo, tudo isso foivivenciado por Dostoiévski. A velha usurária representa o pai que lhe privou de recursos necessarios para o principio da sua carreira e convivio social. A personagem da mãe representa o amor incondicional que Dostoiévski também tinha pela sua mãe em vida. Ekatierina Ivánovna retrata a primeira esposa de Dostoiévski e todos os outros personagens refletem a autobiografia do autor.
Enfim, o drama deRaskólnikov é o retrato inconsciente da vida do autor.

O personagem: Raskólnikov
Era um jovem sem dinheiro e sem perspectiva de futuro. Era um homem solitário que se esquivava das pessoas de todas as formas, orgulhoso, se achava melhor que os outros. Raskólnikov mora sozinho em um quarto miserável de uma pensão, teve que trancar a faculdade por não ter dinheiro para continuá-la. Vivemiseravelmente sem dinheiro e sem emprego e para sobreviver costuma empenhar algumas ninharias que lhe restavam. O seu estado de miséria o incomodava e o oprimia, com o passar do tempo em conseqüência da pobreza ele acaba ficando doente. Alena Ivanovna, era que empenhava seus objetos, considerada como usurária e de poucas amizades, morava apenas com a irmã, vivia explorando e cobrando juros não só deRaskólnikov, mas também de muitas pessoas que também viviam em situação de miséria em São Petesburgo.
Nessa cidade feia, repleta de miséria e viciados, Raskólnikov luta pela sobrevivência e pela conquista de sua própria humanidade.
Raskólnikov é um personagem confuso, que vive lamentando a sua pobreza, o estado deprimente de suas roupas e de seu quarto, para de dar aulas e não aceita lições para...
tracking img