Amor e sexo nos tempos de internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AMOR, SEXO E RELACIONAMENTOS NA INTERNET.
Lívia Andrade de Oliveira1

RESUMO
Este artigo tem como objetivo principal discutir as questões ligadas ao amor, sexo e relacionamentos dentro do âmbito virtual, isto é, em sites onde a proposta é encontrar um parceiro. Ao decorrer do artigo, será discutido o porquê de as mulheres procurarem sites de relacionamento ou voltados para a traição. Serátratado também o crescente acesso a essas páginas, as consequências ao contato, cada vez mais frequente, aos tipos de sites citados anteriormente e tentará responder se esse acesso é prejudicial para seus usuários. A hipótese levantada aqui é se o fato de as pessoas, uma vez protegidas pela máscara do anonimato, são compelidas a tomarem certas atitudes que fora do mundo virtual seriam impensáveis.Palavras-chave: amor, sexo, internet, relacionamentos.

ABSTRACT
This article has the main objective to discuss questions such as love, sex and relationships inside the virtual scope, that is, on web sites where the proposal is to find a partner. In the course of the article, will be discussed why women search dating websites or the ones about adultery. Will be also treated the increasing accessto the this webpages, the consequences to the contact, more and more frequent, to this kind of websites previously quoted and will try answer if this access is harmful for its users. The hypothesis raised here is if people, once they are protected by the anonymous mask, are compelled to take certain attitudes that outside this virtual world would be unthinkable. Keywords: love, sex, internet,relationships.

1

Graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades na Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: livia-sfc@hotmail.com.

1

INTRODUÇÃO

A internet foi criada como uma iniciativa militar durante a Guerra Fria na década de 1960. Ela é um aglomerado de redes de alcance mundial que interliga milhões de computadores e constitui-se de uma variedade de serviços erecursos, tais como correio eletrônico, compartilhamento de arquivos, transmissão de mídias (vídeos, música, voz, fotografia etc.) e comunicação instantânea. De acordo com a Internet World Stats, aproximadamente 30% da população mundial tem acesso à rede, o que totaliza em aproximadamente dois bilhões de pessoas. No Brasil, já somos 79,9 milhões acessando a rede, o que faz do país o 5º com maisconectados (IBOPE NETRATINGS, 2012). Atualmente, a internet é usada amplamente como ambiente de trabalho, lazer, pesquisas acadêmicas e informação. A internet também trouxe o conceito de redes sociais, que são uma espécie de estrutura social dentro da rede, relacionando pessoas com interesses similares de diversos lugares do mundo de forma rápida e instantânea. Incluem-se como redes sociais os diáriosvirtuais, em outras palavras, os blogs. Como exemplo, podemos citar o Orkut, Facebook, YouTube, Instagram, Myspace e o mini blog, Twitter. Segundo as estatísticas retiradas dos próprios sites, estima-se que são publicados cerca de 200 milhões de tuites por dia, são disponibilizadas 60 horas de vídeo no YouTube a cada minuto, um novo blog é criado a cada segundo, mais de 300 milhões de fotos sãopostadas no Facebook por dia e, no começo de 2012, em média 3.2 bilhões de “likes” e comentários foram postados nesse site Com o crescimento das redes sociais, do acesso à internet e comunicação instantânea percebeu-se que não só é possível manter um relacionamento com pessoas de várias partes do mundo, mas também conhecer pessoas com os mesmos interesses e valores, reduzindo as fronteiras dos estadose, até mesmo, dos países. Assim, diversas empresas apostaram nessa nova modalidade de serviço de auxiliar pessoas a encontrar um parceiro. Uma pesquisa encomendada pelo site e-Harmony2 à agência global de pesquisas Millward Brown, mostra que três em cada quatro solteiros e solteiras brasileiros estão buscando amor na internet e querem compromisso estável. Ainda nessa modalidade de

2

Site...
tracking img