Ambiente x aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado da Bahia
Departamento de Educação Campus I – Graduação em Pedagogia 3º semestre
Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica II
Anucha Prisco, Elvira Salvador, Jailton Santos, Lindinalva Chagas e Silvana Alfano.

Projeto sobre:

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

Salvador, Maio de 2012

CONTEXTO DA PROBLEMÁTICA

Um som estridente de campainha corta o ar, juntando-seao burburinho de vozes, carros, ônibus. São 18:30 hs e a escola dá o seu primeiro sinal. Nota-se uma pequena agitação. Os alunos que chegaram, até esse momento, se encontram em grupos, espalhados pelo largo formado pela confluência de três ruas. É um pequeno centro comercial de um bairro de periferia, na região metropolitana de Belo Horizonte: lojas, açougue, padaria, locadora de vídeo, bares,etc. Alguns rapazes chegam á porta das lojas, esperando pelo movimento.
A entrada dos alunos na escola parece ser um ritual cotidiano, repetindo-se todos os dias os gestos, falas, sentimentos, em momentos de encontro, paquera, ou simplesmente, de um passa tempo. Meninos e Meninas continuam chegando aos poucos, alguns em grupos, outros sozinhos. Cumprimentos, risos, conversas ao pé de ouvido. Grupode meninos, grupo de meninas, grupos misturados. Olhares sugestivos acompanhados de comentários e risos, um menino sai do seu grupo e vai até as meninas e diz algo que provoca sorrisos.
Mas é no momento do sinal que aumenta o volume de pessoas chegando. Brancos, negros, mulatos, na sua maioria jovens, aparentando idades que variam de 15 a 20 anos, alguns poucos mais velhos, principalmentemulheres. Vestem-se de formas as mais variadas, predominando jeans e tênis.Começam a entrar por um portão de ferro inteiriço.
A escola ocupa todo um quarteirão, cercada por muros altos, pintados de azul, o que lhe dá uma aparência pesada. Além do portão, existe uma outra entrada, através deuma garagem por onde passam os professores. Após o portão, os alunos descem por uma rampa ao lado de um pequenoanfiteatro, e entram por um outro portão, onde deixam a caderneta com uma servente, entrando em seguida no pátio coberto da escola. O espaço é claramente delimitado, como que a evidenciar a passagem para um novo cenário, onde vão desempenhar papéis específicos, próprios do "mundo da escola", bem diferentes daqueles que desempenham no cotidiano do "mundo da rua".
(Juarez Tarcisio Dayrell)Quem são essas crianças? O que vão buscar na escola? O que significa para eles a instituição escolar e sua organização? Qual o significado das experiências vividas nesse espaço escolar?
Consideramos que a escola é um espaço sociocultural, altamente dinâmica onde se faz necessário compreender cada sujeito que a constitui enquanto instituição. A escola pode ser também o resultado de um confronto deinteresses, onde de um lado encontra-se um sistema oficial de organização que a define, hierarquiza e atribui funções. Do outro lado os sujeitos que tornam o ambiente tão peculiar, fazendo com que a escola seja um espaço de contínua construção social.
Essa ambiência deveria garantir a todos um acúmulo de conhecimentos, deveria proporcionar transformações pessoais, valorizando as vivências,atribuindo sentido a cada sujeito na medida em que abandona sua intenção homogeneizante. E para que essa ambiência gere sucesso, é importante considerar que vários aspectos interferem de forma contundente nesse processo. Um dos aspectos é a estrutura física que desempenha certa relação com o aprendizado. Esse espaço deve ser organizado de tal forma que favoreça as necessidades sociais, motoras ecognitivas dos alunos.
Segundo Ana Maria Botelho (2010) o espaço escolar não pode ser um recipiente que abriga alunos, livros e professores. A escola é mais do que quatro paredes. É clima, espírito de trabalho, produção de aprendizagem, relações sociais de formação de pessoas. O espaço tem que gerar ideias, sentimentos, movimentos no sentido da busca do conhecimento; tem que despertar interesse em...
tracking img