Ambiente e desporto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Impactes dos Desportos Radicais no Meio Ambiente








3º Ano Ciências do Desporto
Ambiente e Desporto

André Santos
Ayrton Antunes
Bruno Vieira
Flávio Soares
Júlio Silva



Janeiro 2011


Índice
1.Introdução 4
2. Definição Desportos Radicais 5
No ar: 5
Na água: 6
Na terra: 7
3. Definição Impacte Ambiental 10
5. Orientação 11
5.1. Definição e História daOrientação 11
5.2. Impactes da Orientação no Meio Ambiente 13
5.3. Formas de Reduzir o Impacto Ambiental da Orientação 14
5.4. Normas de Segurança 16
6. Jet Ski 18
6.1. Definição Jet Ski 18
6.2. Impactes do Jet-Ski no Meio Ambiente 20
6.3. Formas de Reduzir o Impacto Ambiental do Jet-Ski 22
6.4. Normas de Segurança 24
7. BTT 26
7.1. Definição e História do BTT 26
História 26
Equipamento 27Modalidades 28
7.2. Impactes do BTT no Meio Ambiente 32
7.3. Formas de Reduzir o Impacto Ambiental do BTT 33
7.4. Normas de Segurança 34
8. Conclusão 36
9. Bibliografia 37















1.Introdução
No âmbito da unidade curricular de Ambiente e Desporto foi-nos proposto a realização de um trabalho que relacionasse a vertente desportiva com o ambiente. O nosso grupo optou porabordar a problemática dos impactos que os desportos radicais provocam no ambiente, tendo escolhido o BTT, a Orientação e o Jet ski. Iremos também esclarecer quais as medidas de prevenção indispensáveis para que os possamos praticar sem que o ambiente sofra o mínimo de danos possíveis.
O motivo pelo qual o nosso grupo escolheu este tema, está relacionado com o facto de a maioria dos elementospraticar este tipo de desportos, e visto serem desportos que a primeira vista não causam grandes danos no ambiente, estando associados a uma pratica desportiva ecológica.
O objectivo deste trabalho é tentar esclarecer e verificar quais são os efeitos provocados no ambiente por estes desportos e tentar transmitir aos leitores o que poderão fazer para os praticar de maneira a interferir o mínimopossível no ecossistema em que se encontram.







2. Definição Desportos Radicais
Os Desportos Radicais são actividades que têm o objectivo de proporcionar a todos quantos procuram a evasão, a vertigem, a fuga ao dia-a-dia, a prática de uma actividade em contacto com a natureza, no absoluto respeito pelo ambiente e pelas normas de segurança.
Existem três tipos de meios em que se podepraticar desportos radicais, são eles através do ar, da terra e da água.
No ar:
• Parapente: semelhante a um planador, a “máquina” do parapente é constituída por uma asa em material flexível de onde provêm uma série de linhas de alta resistência às quais se suspende uma cadeira onde opera o piloto. Tem maior velocidade horizontal do que vertical e pode atingir, dependendo do modelo, pelo menos 55km/h.• Asa Delta: equipamento que descola e aterra utilizando unicamente a força motriz das pernas do piloto. Necessita para descolar de um local elevado, com um bom desnível.
• Balonismo: é possível distinguir dois tipos voo em balão: o voo cativo (a subida e descida do balão é realizada na presença de um cabo de ligação) e o voo livre onde a orientação faz-se através do arremesso do lastro(normalmente sacos de areia) ou então, aquecendo o ar contido no balão de maneira a fazê-lo subir até à altura de uma corrente de ar que se desloque na direcção desejada.
• Pára-quedismo

Na água:
• Rafting: expressão que vem do termo Inglês "Rafts", jangadas que os lenhadores norte-americanos utilizavam para acompanhar os troncos ao longo do rio. Tornou-se conhecido na Europa e Estados Unidos nosanos 70, quando alguns aventureiros resolveram radicalizar e descer rios usando botes salva vidas. Consiste na descida de um rio, ou parte deste, em águas bravas, nas quais um grupo, geralmente de seis pessoas, conduz um barco pneumático (o RAFT) por rápidos. O equipamento consiste num colete salva vidas, capacete e os remos.
• Hidrospeed: trata-se da descida de rios rápidos, ou de águas...
tracking img