Ambiente financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupo Educacional Uniesp

MATEMÁTICA FINANCEIRA:
AMBIENTE FINANCEIRO

MÁRCIA CRISTINA ZAINE MACIEL SANTOS

3ºG
Campinas - SP
Abril - 2013
Grupo Educacional Uniesp
Curso de Administração de Empresas e Ciências Contábeis

MATEMÁTICA FINANCEIRA:
AMBIENTE FINANCEIRO

Trabalho solicitado pela Disciplina de Matemática Financeira, no curso de Administração e Ciências Contábeis do GrupoEducacional Uniesp, sob orientação do Profº Esp. Manoel Jose Pietro.

3ºG
Campinas - SP
Abril – 2013
Sumário

INTRODUÇÃO 4
NOMINAL 4
EFETIVA 5
REAL 5
PROPORCIONAL 6
EQUIVALENTES............................................................................................................................7APARENTE.................................................................................................................................9
INFLAÇÃO 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO
Históricamente, o brasileiro tem se preocupado muito com a inflação, que em termos macroeconômicos provoca grande turbulência na vida do país. Desde 1994, o Brasil tem obtido êxito na luta contra sua grande e mais perniciosa doença macroeconômica: a inflação. Ocombate a mesma é histórico. É importante ressaltar que o descontrole gerado pela inflação impede a instituição de um sólido patamar de crescimento econômico, almejado por nação em desenvolvimento.
Pode se definir inflação como aumento geral e contínuo dos preços dos produtos e serviços em determinado período e tempo. Se uma aplicação possui certa rentabilidade nesse mesmo período, significa nãofoi real, mas nominal. Portanto, algumas definições tornam- se necessárias.

TAXA NOMINAL
Taxa Nominal é a taxa de rendimento do capital investido em determinado período, preferencialmente, devem ser descontados os impostos. É a taxa de juros em que referencial de seu tempo não coincide com a unidade de tempo dos períodos de capitalização. É sempre fornecida em termos anuais, e os períodos decapitalização podem ser semestrais, trimestrais ou diários. Alguns exemplos:
-12% ao ano, capitalizados mensalmente
-24% ao ano, capitalizados semestralmente
-10% ao ano, capitalizados diariamente
A taxa nominal, apesar de bastante utilizada no mercado, não representa uma taxa efetiva e , por isso, não deve ser usada nos cálculos financeiros, no regime de juros compostos.
Toda taxa nominaltraz em seu enunciado uma taxa efetiva implícita, que é a taxa de juros a ser aplicada em cada período de capitalização. Essa taxa efetiva implícida é sempre calculada de forma proporcional, no regime de juros simples.

EXEMPLO DE TAXA NOMINAL
Você vai ao banco investir R$ 100.000,00 em uma aplicação financeira e o gerente lhe informa que para a aplicação escolhida a taxa de juros anual éde 24% a.a., com capitalização composta mensal.
Então você terá uma aplicação no regime de capitalização composta, sendo que o acréscimo dos juros ao montante será realizado mensalmente.
Note que o período de formação e acréscimo dos juros ao capital difere do período de tempo da taxa. Temos uma taxa anual, mas os juros são calculados e acrescidos mês a mês. Nestas condições a taxa de juros é denominadataxa nominal.
Sendo a taxa nominal de 24% a.a. e visto que a capitalização é mensal, qual será a taxa de juros ao mês?
Como 1 ano tem 12 meses a taxa será de:

A taxa mensal referente a uma taxa nominal de 24% a.a. é de 2% a.m..
Estas duas taxas são ditas taxas proporcionais, pois utilizando meses como a unidade de tempo, temos a seguinte proporção:

24% está para 12 meses, assimcomo 2% está 1 mês.
A taxa de 2% a.m. além de ser proporcional à taxa de 24% a.a., é denominada taxa efetiva mensal.


TAXA EFETIVA
É a taxa de juros que a unidade referencial de seu tempo coincide com a unidade de tempo dos períodos de capitalização. É utilizada nas calculadoras financeiras, nas funções financeiras das planilhas eletrônicas e nos fatores das Tabelas Financeiras.
EXEMPLO DE...
tracking img