Ambiente financeiro brasileiro: consumo da nova classe média (classe c)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AMBIENTE FINANCEIRO BRASILEIRO: CONSUMO DA NOVA CLASSE MÉDIA (CLASSE C)
Larissa Kodama, Marissa Santos e Michele Silva
larissaskodama@hotmail.com, marissa_ciguidami@hotmail.com, Michely-06@hotmail.com
Gestão Financeira - Herlandí de Souza Andrade


Resumo

Com um mercado consumidor que vem crescendo cada vez mais é preciso um bom planejamento estratégico para aproveitar as melhoresoportunidades que vêm surgindo. O perfil de consumo da Classe C, identificado através deste planejamento, permite que as empresas que investem no mercado brasileiro visualizem melhor esses clientes, oferecendo produtos e serviços mais adequados a sua necessidade. Através deste estudo viemos comprovar o quão importante se tornou o consumo da classe C para o nosso país, que por meio deste comportamentovem acelerando a economia brasileira cada vez mais.

Palavras-chave: Classe Média, Classe C, Consumismo.


Introdução

Por meio deste estudo vem se conformar o que todos nós de alguma forma vivenciamos e há algum tempo estamos sentindo já algum tempo. O crescimento e o poder de compra que nos foram dados, contudo, só esqueceu-se de mostrar como controlar isso ao ponto em vire consumismo, quenada mais é que a compra sem que haja a necessidade.
No Primeiro capítulo mostramos o ambiente financeiro ao qual estamos inseridos, com o objetivo de mostrar o que levou a esse desenvolviemento econômico.
O segundo capítulo, vem para o levantamento de dados que mostrem o poder aquisitivo dos consumidores e os fatores que influêciaram isso: emprego e aumento da renda.
Oterceiro a posição do mercado ao fazer essa escolha: Crise Mundial. Assim damos inicio a era do Crédito para tudo, em varias parcelas, pagamentos estendidos.
A partir do quarto capitulo, damos inicio ao tema consumo pela teoria Keynisiana. Nos próximos relata-se o perfil da classe C, sua importancia, e tendências.
Este levantamento é, quanto à natureza, uma pesquisa aplicada por gerarconhecimento dirigido a pratica na solução de problemas. Quanto a abordagem, esta análise é qualitativa. Os objetivos deste trabalho permitem sua classificação como pesquisa exploratória, pois proporciona maiores informações sobre o tema em questão, e envolveu na sua execução levantamento bibliográfico e análise de exemplos que estimulassem a compreensão.

1. Ambiente Financeiro Brasileiro eDesenvolvimento Econômico

De acordo com Alexandre A. Neto, (2009) A atuação das finanças corporativas desenvolve-se dentro de um ambiente financeiro de mercado complexo e cada vez mais influente. Nesse contexto, o administrador financeiro deve identificar as melhores oportunidades de aplicação disponíveis e formar uma equilibrada posição de risco nas diversas decisões financeiras tomadas pelaempresa. É fundamental ao administrador financeiro, portanto, entender como funcionam os mercados, o funcionamento e os rendimentos de seus instrumentos financeiros e o comportamento esperado das políticas econômicas.
Nos últimos oito anos foram de grandes mudanças para a política econômica brasileira, que se desenvolveu e se fortaleceu no cenário econômico interno e externo. Basicamente,todas as ações políticas econômicas de um país se dão afim que o país consiga se desenvolver econômica e socialmente.
O IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada descreve Desenvolvimento Econômico, “O desenvolvimento econômico pode ser definido como uma combinação de crescimento sustentado, reestruturação produtiva com aprofundamento tecnológico e melhoria nos indicadores sociais dapopulação em geral”. Ou seja, através de políticas públicas cabíveis para alcançarem qualidade de vida à população do país. São definidas metas a serem alcançadas pelas ações do governo, nas áreas como educação, saúde, infra-estrutura, economia internacional, a fim de se alcançar tal bem estar populacional.
As ações dos anos do último governo que visavam a busca pela inflação baixa, a...
tracking img