Analise da nova classe media

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO

A classe C continua em evidência principalmente após o notório crescimento de consumidores que migraram declasses mais baixas. Muito se fala da melhoria da renda, das ofertas de crédito e até de planos do Governo que realmente favorecem este público, como o bolsa-família, por exemplo.
Os administradores, gerentes de marketing, e profissionais de áreas afins, precisam possuir informações consistentes e seguras sobre o consumo de seus produtos e serviços, para que desta maneira possam planejar,executar e monitorar melhor suas estratégias, galgando ou mantendo sua participação em seus respectivos mercados.
O dinamismo mercadológico é muito intenso em uma economia capitalista e de grandes proporções como a brasileira. Diante disso, há necessidade de conhecer a evolução do padrão de consumo brasileiro, pois se evidenciam diferentes comportamentos no consumidor nos últimosanos.
Fatores macroeconômicos como taxas de inflação, de desemprego, crescimento da economia, aumento do crédito, maior poder aquisitivo influenciam diretamente nos hábitos de compra dos brasileiros. Mas quem serão esses novos consumidores e o que desejam, são algumas das questões que o presente artigo busca desvendar.









DESENVOLVIMENTO

Comaproximadamente 44% dos consumidores brasileiros incluídos na classe C, especialistas acreditam que as empresas de bens e serviços voltarão suas estratégias e campanhas de Marketing para atrair a maior parte da população brasileira consumidora.
O acesso ao crédito e melhores salários mostram um novo comportamento desta classe, que antes deste favorável cenário financeiro escolhia os produtos deuma gôndola baseado no preço. Hoje é a qualidade que define a compra. E este consumidor está adquirindo cada vez mais produtos de informática, entretenimento e de linha branca.
Há aproximadamente 2500 anos, Sun Tzu escreveu um livro chamado A Arte da Guerra, mostrando que o mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar, ou seja, a questão central daestratégia antes de mais nada passa pelo conhecer.
O conhecimento é um fator crucial para a prosperidade de uma empresa, sendo que a gestão eficiente do conhecimento é o diferencial e sua vantagem competitiva. Os fundamentos da estratégia não são somente a utilização da tecnologia, mas também a maximização do potencial das pessoas, a capacidade de aplicar a informação em um determinadotrabalho para um resultado específico.
Em tempos de supercompetitividade global, as organizações buscam cada vez mais profissionais e líderes competentes que possuem informações concretas e confiáveis, capazes de tomar decisões que favoreçam a empresa. Para tanto se faz necessário o planejamento estratégico como descreve o autor abaixo.
Planejar significa a formulaçãosistêmica de objetivos e ações alternativas, que ao final, a escolha se dará sobre a melhor opção, alegando que é imprescindível visto a sua importância para as organizações, não se tratando de uma ação simples e de fácil elaboração, pois é constituído de várias etapas.
As etapas ao qual esse planejamento está sujeito são os fatores técnicos, ou seja, aspectos técnico-operacionais, gerenciaise econômicos, e sistêmicos tais como: legais, ambientais, fiscais e financeiros, que ditarão a trajetória necessária para uma tomada de decisão mais precisa e acertada.
A falta de planejamento é uma das principais causas de encerramento das empresas levantadas, segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE (Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas) – SP (2007), onde foi...
tracking img