Ambiente escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1- A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.........................................................4
2.1.1- PLANEJAMENTO É INDISPENSÁVEL.............................................................5
2.1.1.1- ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E ROTINA.........................................................5
2.1.1.1.1- A IMPORTANCIA DA RODA DECONVERSA............................................6
2.1.1.1.1.1- LUDICIDADE NAS ESCOLAS.................................................................6

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7


4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................8
INTRODUÇÃO

Essetrabalho fala sobre os avanços significativos que a educação teve dos tempos passados até os dias atuais.
A importância de avaliar corretamente as atividades realizadas no ambiente escolar, mesmo que não haja atividades realizadas em papéis no caso de bebêS e a busca da sabedoria do professor, se aperfeiçoando constantemente.
O planejamento é indispensável para que hajaa satisfação de ambos em sala de aula, do professor e do aluno, também para obter um resultado positivo quanto a avaliação.
Fala também da organização do ambiente escolar, da rotina que a criança deve ter para um melhor desenvolvimento em geral. A importância do lúdico e da roda de conversa para o desenvolvimento emocional, afetivo e cognitivo da criança.
Esse trabalho fala daorganização e das atividades que devem fazer parte da rotina de uma escola, valorizando o ambiente escolar.


DESENVOLVIMENTO

.Falar de infância hoje ou em tempos passados é uma tarefa muito desafiadora. “Por muito tempo, os historiadores consideravam a história da infância e das crianças como indigna de ser estudada” (HEYWOOD, 2005, p.6).
O avanço significativoocorreu a partir da Constituição Federal de 1998, o Ministério da Educação elabora um documento intitulado Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), ele foi elaborado em um momento em que as creches e pré-escolas buscavam interligar cuidados à educação e brincadeiras. As características do Referencial Curricular Nacional consideravam as especificidades afetivas, emocionais,sociais e cognitivas das crianças.
A educação infantil demanda, hoje, a junção do cuidar, do brincar e do educar. O tempo em que a criança permanece dentro de uma instituição não se destina apenas em protegê-la e cuidá-la enquanto seus pais trabalham, mas se destina à sua formação completa, ao seu desenvolvimento integral.

1 -A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Paramedir o grau de desenvolvimento de cada criança é preciso saber avaliar e não apenas aplicar conteúdos sem finalidade específica.
A avaliação na educação infantil precisa estar mais voltada para a lógica da aprendizagem, é aquela centrada no domínio dos saberes desejado, já que as crianças muitas vezes não se expressa verbalmente ou não armazenam muitas atividades.“Professor nenhum é dono de sua prática se não tem em mãos, a reflexão sobre a mesma. Não existe ato de reflexão, que não nos leve a constatações, dúvidas e descobertas e, portanto, que não nos leve a transformar algo em nós, nos outros e no mundo” (MADALENA FREIRE).

A avaliação não deve ser realizada como forma de medir conhecimentos, mas como ponto de partida para...
tracking img