Ambiente escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR: SENSIBILIZAÇÃO DO PROFESSOR A DESENVOLVER ATIVIDADES PROMOTORAS DA SAÚDE

Autores Rodrigo Pinheiro Pizzelli

Orientador Maria Rita Marques de Oliveira

Apoio Financeiro Fae

1. Introdução

A extensão é uma forma da comunidade universitária colocar em prática os conhecimentos produzidos no seu interior, aproximando o saber popular ao saber erudito.A aproximação se dá por meio do diálogo, havendo aprendizado em ambas as partes. A saúde e a nutrição são alvos importantes da extensão universitária.

Atualmente há evidências epidemiológicas demonstrando que os desvios nutricionais, por carências ou excessos, precipitam doenças incapacitantes ou mortais e influenciam o desenvolvimento físico, mental, e social dos indivíduos e as suas condiçõesde saúde, nos diversos estratos populacionais, exigindo que sejam desenvolvidas ações de intervenção. Assim, entende-se que a educação em saúde e nutricional é necessária à promoção da saúde e, que a educação popular e problematizadora é a melhor opção de instrumento pedagógico, bem como a escola é o melhor lugar para o desenvolvimento dessas ações. A escola, por compor um centro deensino-aprendizagem, convivência e crescimento importante, é nela que se adquirem valores vitais e fundamentais. Sendo o lugar ideal ao desenvolvimento de ações educativas na promoção à saúde, atuando com grande influência, pois crianças e adolescentes estão em fase de desenvolvimento do seu comportamento, conhecimento, o senso de responsabilidade e a capacidade de observar, pensar e agir (PELICIONI; TORRES,1999).

2. Objetivos O objetivo deste projeto é buscar a segurança alimentar e nutricional utilizando o ambiente e a comunidade escolar, sendo este entendido como um lugar favorável à promoção da saúde. Por isso, buscamos sensibilizar os professores a realizar atividades educativas de alimentação equilibrada com os escolares e melhorar sua qualidade de vida.

3. Desenvolvimento

1/7

Oprojeto teve início em agosto de 2005. Primeiramente e no decorrer do projeto foram realizadas várias reuniões entre os professores e os bolsistas envolvidos, para definir as ações a serem realizadas. O projeto abrange 15 escolas do município de Piracicaba-SP, as quais no decorrer das atividades foram distribuídas entre 4 bolsistas e uma voluntária. As três escolas em que fui responsável pordesenvolver o projeto e das quais estarei descrevendo as atividades realizadas no decorrer deste artigo são: “E.E. Augusto Saes”, “E.E. Prof°. Dário Brasil” e “E.M.E.F. Prof°. José Pousa de Toledo”. Foi definido, após problematização entre os componentes da equipe, que a melhor forma de se atingir o objetivo do projeto seria trabalhar com os professores das escolas para que estes tenham melhor qualidadede vida, o que deveria criar uma situação favorável à escola de se tornar um ambiente saudável, ao motivar os professores para que sejam multiplicadores de ações conducentes à saúde entre os escolares. Primeiramente o contato com a comunidade escolar foi realizado em conjunto com um projeto de pesquisa. Após esse primeiro contato, foram iniciadas as atividades com os professores e funcionários,aplicando um questionário que abordava informações relacionadas ao seu estado nutricional, ocorrência de fatores de risco à saúde e o consumo alimentar no dia anterior. Nessa mesma atividade foi entregue material educativo que continha a “pirâmide alimentar” e “em que consiste uma porção”. Trata-se de um guia alimentar que contempla os grupos de alimentos e indicações do quanto se deve ingerir decada um deles. Os dados coletados foram analisados e interpretados para serem entregues aos professores, para que estes pudessem refletir sobre seu próprio estilo de vida e se possível mudá-lo. A devolução dos resultados da atividade se deu em forma de reunião, na qual foi explicado cada item analisado como o consumo de energia, o consumo de vegetais e os antecedentes familiares de doenças crônicas...
tracking img