Projeto social - vida saudavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA

PROJETO SOCIAL

1 . PROJETO VIDA SAUDAVEL


2. APRESENTAÇAO

O município de Silvânia se encontra no interior do estado de Goiás. O número total da população residente no município no ano de 2010, segundo o IBGE, é de 19.156 habitantes, sendo 9.837 do sexo masculino e 9.319 do sexo feminino.
O Projeto Vida Saudável tem como meta ocupar otempo ocioso das crianças e adolescente do município de Silvânia-GO que se encontram vulneráveis ao envolvimento de substancias tóxicas. Cabe ao Assistente Social atuar de forma integrada com outros profissionais da equipe priorizando o incentivo a prática de esportes, proporcionando-lhes um ambiente de convivência saudável, harmoniosa, estreitada pelos valores éticos humanos pautados sempre pelorespeito mútuo e a valorização da existência do outro para que se alcancem níveis satisfatórios de qualidade de vida, identificando e intervindo sobre possíveis situações sociais e econômicas que possam interferir no andamento do projeto, avaliar e acompanhar tais situações com visitas diárias, além de realizar atendimento familiar quando julgar necessário; nos encaminhamentos da equipe ou nasprocuras espontâneas da própria família. Assim, a intervenção do assistente social representa uma ação consoante com a atual legislação de saúde e a de proteção às crianças e adolescentes. Tem referência nas diretrizes éticas-políticas do Serviço Social, as quais privilegiam o seu papel principal de interpretação das expressões das questões sociais.
Às ações do Projeto foram pensadas não apenas comoformas de correção de problemas ou de prevenção deles, mas também como forma de melhoria na qualidade de vida dos adolescentes o que automaticamente redundará em melhorias tanto na saúde quanto na educação.
Serão utilizados no projeto descrito abaixo, espaços públicos do próprio município para a realização do mesmo, como praças, ruas, escolas, ginásio de esportes, campos de futebol, entre outros.3. JUSTIFICATIVA

O projeto “Vida Saudável” é fruto da necessidade de reduzir o uso abusivo de álcool e outras drogas pelos adolescentes Silvanienses. Ao mesmo tempo disponibilizar atividades que possam despertar o interesse desses jovens, contribuindo para o crescimento saudável dos mesmos.
Apesar do município de Silvânia ser relativamente pequeno, ele seencontra entre importantes cidades como Goiânia, Anápolis e Brasília. O que faz aumentar o número de criminalidade na região, em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas, sendo um dos maiores problemas enfrentados pelo município. Diante disto vimos à necessidade de implantar projetos que atuem na contribuição para um crescimento saudável de nossos adolescentes. A oportunidade deconcretizar vem através deste, proporcionar mais qualidade de vida aos jovens através do lazer, atividades físicas, e outros.

4. OBJETIVO GERAL

Conscientizar as crianças participantes a respeito da construção de seu futuro quanto ao mercado de trabalho, socialização, escolaridade e qualidade de vida. Proporcionando aos adolescentes Silvanienses, uma vida mais saudável e longe das drogas, atravésda oportunidade de desenvolver atividades físicas, artísticas, culturais e recreativas.

5. OBJETIVOS ESPECIFICOS

Proporcionar um convívio mais harmônico entre os adolescentes e a sociedade em geral;
Desenvolver atividades que estimulem a criatividade;
Possibilitar o desenvolvimento de atividades físicas e emocionais;
Disponibilizar áreas de lazer para toda família, estimulando o convíviofamiliar;
Despertar a consciência da comunidade silvaniense, no combate ao uso de drogas.
Estabelecer respeito ao outro e a si próprio;
Desenvolver a auto-estima;
Verificar os limites e as superações físicas e emocionais;
Participar ativamente de atividades sociais três vezes por semana;
Exercitar a flexibilidade, a coordenação motora, o ritmo e a memória;
Possibilitar cooperação...
tracking img