Ambev

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A AMBEV
1.1 Histórico
A Ambev e uma empresa de capital aberto, com sede em São Paulo, no Brasil, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) integra a maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo: a Anheuser-Busch InBev (AB InBev). É a quarta maior cervejaria do mundo e líderes do mercado latino-americano, produzindo e comercializando cervejas, refrigerantes e bebidasnão carbonadas. 
A história da Companhia de Bebidas das Américas, a Ambev, nasceu em 1999, quando as duas maiores cervejarias brasileiras, Companhia Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica Paulista anunciaram a decisão de juntar esforços, porém, o nascimento da companhia só ocorreu efetivamente em março de 2000 com a aprovação da fusão pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE),constituindo-se na maior operação desse tipo realizada no país. Essa fusão entre concorrentes históricas formando uma única companhia foi parte da estratégia de sobrevivência do setor, frente às transformações e ao movimento de fusão, que vêm ocorrendo no contexto do mercado mundial. O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitou a entrada no mercado de novasmarcas  tanto da Ambev como da concorrência, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais que dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.
Na época da fusão, as duas empresas empregavam 16 mil pessoas. Atualmente, a Ambev tem mais de 40 mil funcionários, dos quais aproximadamente 26 mil só no Brasil. Sua cadeia produtiva emprega, deponta a ponta, cerca de seis milhões de pessoas. Hoje, mais de 100 profissionais brasileiros ocupam cargos de liderança em todas as operações da AB InBev no mundo (EUA, Europa, China, Rússia).

2. RAMO E SETOR
A cadeia de valor da Ambev movimenta diversos ramos de atividade. Desde os fornecedores de insumos e suprimentos, para a atividade produtiva, à indústria da construção civil, aquecida com osinvestimentos destinados à ampliação das unidades industriais e de distribuição.
A Ambev contribui para o desenvolvimento de atividades econômicas em diversos setores do Brasil. A Ambev trabalha com mais de 10.000 fornecedores de bens e serviços necessários para as operações em cada etapa da cadeia produtiva.
Para produzir as bebidas, dependemos de insumos que geram renda e empregos em diversossetores: agrícola, energético, papel e celulose, alumínio, químico, vidros e empresas públicas. A cadeia produtiva da Ambev emprega, de ponta a ponta - desde as atividades do produtor rural até o trabalho nos pontos de venda, cerca de seis milhões de pessoas.
Na tabela abaixo segue os setores que são beneficiados com as atividades:
CATEGORIA | O que adquirem ou contratam | Setores econômicosbeneficiados |
Matérias-primas e insumos | Cevada, açúcar, trigo, suco de laranja, suco de limão, frutos de guaraná, embalagens, produtos químicos, fornecimento de água, gás, energia elétrica e outros serviços. | Agrícola, energético, papel e celulose, alumínio, químico, vidros e setor público. |
Industrial | Combustíveis e biomassa, gases industriais, automação industrial, tubos e conexões,filtros, ferragens, ferramentas, pneumáticos, acessórios, motores e equipamentos industriais, instrumentação, equipamentos de proteção individual, laboratórios, materiais de reparos, materiais elétricos e eletrônicos, refrigeração e acessórios, serviços de montagem e manutenção fabril, serviço de usinagem e serviços de engenharia. | Indústria e comércio de diversos setores, especialmente ametalúrgica, e prestadores de serviço nas áreas industrial e tecnológica. |
Administração | Bens e serviços diversos para gerenciar unidades produtivas, administrativas e de vendas e distribuição. | Telecomunicações, alimentos, transportes, seguros, automobilístico, têxtil, calçados, hotelaria, papel e celulose, público e serviços. Fornecedores de serviços de saúde, limpeza, informática, segurança,...
tracking img