Ambev

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes alvo.

A AmBev tem como foco de atuação o Brasil, seu principal mercado, onde a direção da Empresa identifica as maiores oportunidades de criação de valor. Isso porque, além de ser a maior economia da América do Sul, o consumo per capita de cerveja no país ainda é baixo. Porém, aempresa mantém operações nos principais mercados latino-americanos. O mercado mundial de bebidas tem sofrido alterações significativas geradas pelo processo de globalização da Economia. Houve um aumento da participação de mercado de outros tipos de bebidas como água mineral e bebidas não-carbonatadas (chás, cafés e sucos). A AmBev tem como foco manter uma forte participação de mercado.Os mercados demaior potencial de crescimento para o setor de bebidas e,mais especificamente, de cervejas são a América Latina e a Ásia. Segundo a consultoria Food World, o processo de consolidação nesses mercados teve início em 2000 e deve durar até o ano de 2010 e 2020. Na América Latina, o Brasil aparece como o país com maior potencial de mercado e de capacidade produtiva. A criação da Companhia de Bebidasdas Américas (AmBev) é parte da estratégia de consolidação dos mercados latino-americanos, onde a competição com os principais grupos internacionais é bastante acirrada. Segundo as informações do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, o Brasil é o quarto maior mercado mundial de cerveja.Cervejas:
O portfólio de cerveja é bem extenso, pois a Companhia acredita que, assim torna-se possívelatender uma ampla gama de preferências, dependendo da região e do seu perfil democrático. Em relação às cervejas temos três principais marcas do mercado brasileiro: Skol, Brahma e Antarctica. O portfólio de cervejas e complementado por marcas segmentadas, como Boemia, Polar,Caracu, Carlsberg e Miller. A Boemia foi à primeira cerveja do Brasil, criada em1853, a AmBev renovou a marca, mantendo suascaracterísticas originais, e aposicionou no segmento “super premium” no mercado brasileiro de cervejas.Atualmente é a marca que obtém a maior taxa de crescimento no portfólio da companhia.
A AmBev também possui o maior portifólio em refrigerante e bebidas não alcoólicas brasileiro nesse segmento, incluindo 16 marcas de refrigerantes, águas, chás gelados e isotônicos. Esse conjunto de marcas incluiprodutos importantes, alguns líderes de mercado em seus respectivos segmentos, como o Guaraná Antarctica,Pepsi-Cola, Sukita e Lipton Ice Tea.Em relação aos refrigerantes, a companhia tem como principal produto o Guaraná Antarctica, esse produto faz parte da estratégia de expansão d a Companhia para mercados internacionais, por meio de um acordo assinado com aPepsiCo Internacional, Inc (“PepsiCo”)para o seu engarrafamento, venda edistribuição fora do Brasil. A produção da Pepsi-Cola (1997) e do isotônico Gatorade (2002) também é resultado de um acordo de franchising firmado entre as empresas, que permite engarrafamento e a distribuição de todos os produtos d a Pepsico no país. Esse acordo tem duração até 2017 e pode ser renovado por períodos adicionais de dez anos ou rompido por qualquerdas partes mediante notificação prévia de dois anos. O Lipton Ice Tea é líder de mercado no Brasil.A AmBev também está realizando muitos investimentos nos pontos de venda. As estatísticas mostram que grande maioria dos consumidores decide o que consumir dentro do ponto de venda na ocasião da compra.
O principal público-alvo da AmBev é seu consumidor final e grande parte das ações de comunicação sãopara eles voltada, com o intuito de fornecê-los asmelhores marcas e produtos e obter o reconhecimento com cervejas de qualidadeamplamente aceitas no mercado. O incremento do market share nas regiões debaixo consumo e o aumento da renda das classes C e D demandam novasestratégias de comunicação.
A AmBev também tem realizado muitos investimentos nos pontos de venda. Isso porque as
estatísticas...
tracking img