Aluno construtor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ANDRÉIA LÚCIA DA LUZ
DEUSENIRA BERNARDO DA SILVA CARVALHO
FABIANA NUNES DE ALMEIDA
FLÁVIA MENDES DE LIMA RAMOS
LIDIANE BALDUINO FERREIRA





PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO









ANÁPOLIS
2011

ANDRÉIA LÚCIA DA LUZ
DEUSENIRA BERNARDO DA SILVA CARVALHO
FABIANA NUNES DE ALMEIDA
FLÁVIA MENDES DE LIMA RAMOSLIDIANE BALDUINO FERREIRA
LIDIANE BALDUINO FERREIRA






PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO



Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Sociologia da Educação, Teoria Geral do Conhecimento, Processo Educativo no Contexto Histórico, Psicologia da Educação.

Professores Orientadores: Okçana Battini
Marcia Bastosde Almeida
Bernadete Strang
Carlos Eduardo







ANÁPOLIS
2011
Introdução

É papel da escola contextualizar diferentes aspectos na formação do aluno como agente construtor da realidade social, levando em consideração a influência mítica.
Os mitos são narrativas criadas por povos antigos porém de repercussão atual, com a finalidade de explicar o que não era compreendido por eles. Talinfluência refere-se a cerimônias religiosas, diferença entre o sagrado e profano propiciando assim o bem estar comum.
O desenvolvimento linguístico é um instrumento de sociabilização que traz tanto uma base pessoal como sócio histórica, as quais servem como mediadoras de sua relação com o mundo. A linguagem auxilia nas ações concretas e nos processos psicológicos, capacitando ao ser humano umamelhor compreensão das tarefas árduas.
Durante esse trabalho iremos descobrir como o aluno se torna um sujeito construtor da realidade social.


















O Aluno como Sujeito Construtor da Realidade Social

O educador ao preparar o indivíduo como sujeito construtor da realidade social deve levar em consideração aspectos históricos, sociais, filosóficos e psicológicos.O homem é a produção de meios para a satisfação de suas necessidades básicas alterando sua realidade tanto de ordem natural quanto psicológica, estimulando assim necessidades sócio culturais.
A educação é um elemento importante por favorecer o êxito do indivíduo na seleção social orientada racionalmente criando valores diferentes dos intencionais. Por isso a dominação exercida pela escola estendemuito além da influência sobre os bens culturais até a formação do caráter.
Uma condição indispensável á vida humana em sua ordem social é a comunicação, desde o princípio o ser humano está envolvido no complexo processo de aquisição das regras de comunicação, o que interferirá na sua interação com o mundo.
A relação entre indivíduo e sociedade na formação do meio pode ser evidenciada naseguinte frase de Aristóteles: “O homem, mais do que qualquer outro animal que vive em enxames ou rebanho é por natureza um animal social”. Essa citação mostra que o homem não nasceu apenas para fazer parte de uma sociedade como o cooperativismo entre as abelhas no qual, essas não teriam condições para expandir-se. Já o homem é um ser inteligente e livre, incapaz de viver só, é ele que dá a figuraprópria da sua sociedade e participa criativamente de seu governo, não só no comando executivo da busca do bem comum, mas também na elaboração das leis.
O homem é um processo em formação constante em que sua evolução espiritual depende a social, sendo ele capaz de adotar ou descartar conceitos ou preconceitos. Suas idéias são abstraídas conforme as necessidades de uma organização social.
Para seestabelecer uma relação entre mito e cotidiano deve-se considerar que o mito muitas vezes se sobrevive por apresentar de maneira menos agressiva as idéias estabelecidas no convívio social, eles não apresentam um embasamento científico, evitando assim questionamentos.
A correlação entre fatos históricos delimitados pelos mitos e as falas atuais proporcionam melhores compreensões e atualizações dos...
tracking img