Pedagogos-o aluno como sujeito construtor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

Amélia cristine da rocha santos
darlene glória torres ximenes batista
elisângela paula de albuquerque
roberta auristela braga de assis

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:

“Toda arte e toda indagação, assim como toda ação e todo propósito, visam a algum bem.” Aristóteles

Palmares
2011

Amélia cristine da rocha santosdarlene glória torres ximenes batista
elisângela paula de albuquerque
roberta auristela braga de assis

produção textual interdisciplinar em grupo:

o aluno como sujeito construtor da realidade social

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [sociologia da educação
Teoria geral do conhecimento
Processo educativo no contextohistórico
Pisicologia da educação].

Prof. Okçana Battini
Marcia Bastos de Almeida
Bernadete Strang
Carlos Eduardo de Souza Gonçalves

Palmares
2011

Introdução
Somos sujeitos construtores e construídos pela sociedade, agentes da produção da cultura que planejando o movimento do tempo e dos aspectos, vai construindo a história. Portanto todos os acontecimentos, os feitos políticos, osprincipais combates, conquistas, os atos de resistência ao longo da história da humanidade influenciam nas nossas escolhas, culturas e crescimento social. As modificações que as sociedades promovem na sua organização, no desenvolvimento das relações políticas, no comportamento das práticas econômicas e em outras ações e gestos são o que marcam a história de um povo.

Desenvolvimento
As mudançassociais, políticas... Penetraram na construção e transformação da sociedade. Esse processo de transformação social recai fundamentalmente sobre alguns aspectos que consideramos que possam caracterizar os períodos de transição enfrentados pela sociedade e pelo ser humano: o valor social do indivíduo, a família, a religião, o meio social ao qual está inserido, etc. Segundo Paulo Freire, no processoeducacional, o homem é ao mesmo tempo educador e educando; O mesmo é um produtor de cultura, um ser inacabado, instigável que está sempre em busca do novo. Nesse processo de busca, interage, troca, inventa, reinventa e dá novos significados à sua existência. Como dizia Aristóteles é um ser social, ele se constrói, constrói o mundo material e simbólico, constrói a verdade no encontro com o outro. Marx(1818-1883) retoma o tema tornando evidente que o objeto da pesquisa, da mudança e do conhecimento é o tempo. O vir a ser é histórico, a natureza, o homem e a sociedade são produtos históricos. Para Marx, o tempo histórico é construção de sujeitos históricos em um determinado momento da História efetiva, não se caracterizando, portanto, como algo exterior ao sujeito e à História. Estasconsiderações iniciais têm como propósito apenas enfatizar a importância da discussão sobre a categoria tempo para a construção do conhecimento histórico e para a compreensão da historicidade humana. A passagem de certo período histórico para outro ainda seja marcado por permanências que apontam certos hábitos do passado, no presente de uma sociedade.
De acordo com Vygotsky (1984) aponta a importância deentender a relação entre aprendizagem e desenvolvimento para conseguir definir melhor as especificidades humanas. Por esta razão, ao pensar em desenvolvimento humano, estamos construindo uma íntima relação com educação, que também é vista como ponto central do processo de formação do homem.
(Segundo Bhabha1998, pág.21):
“A representação da diferença não deve ser lida apressadamente como reflexo detraços culturais ou étnicos preestabelecidos, inscritos na lápide fixa da tradição. A articulação social da diferença, da perspectiva da minoria, é uma negociação complexa, em andamento, que procura conferir autoridade aos Hibridismos culturais que emergem em momentos de transformação histórica.”
No filme indicado (o filme falado) é pela voz da historiadora Rosa Maria, protagonista do mesmo,...
tracking img