Como fazer o aluno construtor da sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996 (7a edição)O termo ensinagem , conglomera então a ação de ensinar por parte do professor ea ação de apreender por parte do aluno, como uma sociedade cooperativa e intencional para atingir a finalidade da construção do saber consciente, crítico e reflexivo, no enfrentamento não só daconstituição da aprendizagem, mas também da reconstrução desses mesmos saberes, dentro da sociedade globalizada que muda a todo instante.

A construção do conhecimento por parte do educando incluivárias etapas culminando com o “saber o quê, saber como, saber por quê, saber para quê”. Ao obter respostas a essas etapas do saber o aluno estabelece elos necessários para o fio condutor do conhecimento,em relação ao processo de ensino. Ao estabelecer elos, o sujeito em ação (aluno), garante momentos construídos de forma dinâmica e global dentro de um processo de pensamento, apossando-se dosignificado da realidade concreta e mobilizando-se para o processo pessoal de aprendizagem.
A riqueza desse material lúdico permite o seu aproveitamento como recurso pedagógico em diferentes níveis dedificuldade. Assim, tanto o material como o jogo de dominó, possibilitam desenvolver uma série de desempenhos em um contexto educacional como o raciocínio lógico e aritmético dos aprendizes. Como o dominó éuma atividade lúdica, compete ao educador investigar o conhecimento que seus educandos tem sobre o mesmo, pois ao jogar se constrói um novo contexto para outras descobertas, que poderão ser utilizadasem recursos complementares. educacional.
Os jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo. O dominó é um jogo tradicional,coletivo e conhecido das crianças. As O educador criativo surpreende seus educandos, ensina-os a pensar, procura usar as vivências, competências e habilidades dos mesmos em suas aulas, dá identidade e...
tracking img