Alongamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUAGUAI E DAS MISSÕES-URI
CAMPUS - SÃO LUIZ GONZAGA

DISCIPLINA DE CINESIOLOGIA
DOCENTE: CLARISSA CAVALHEIRO




ALONGAMENTO

ACADÊMICAS:
JESSICA KOKKONEN
RAQUEL MASCARIN
REGINA COSTA

SÃO LUIZ GONZAGA, MAIO DE 2012.

SUMÁRIOIntrodução.............................................................................................. 03
Alongamento ..........................................................................................04
Definição de termos relacionados com mobilidade e alongamento........05
Propriedades dos Tecidos Moles que Afetam a Resposta à
Imobilização e ao Alongamento .............................................................10
Determinantes dos Exercícios dealongamento.......................................18
Exame e avaliação do paciente antes do alongamento.............................23
Aplicação de procedimentos de inibição e relaxamento ..........................25
Precauções Especiais para Programas de Flexibilidade comercial...........27
Técnicas de Alongamento Manual que Usam Planos Anatômicos deMovimento.................................................................................................30
Conclusão...................................................................................................43

INTRODUÇÃO

Os procedimentos de alongamento descritos são técnicas elaboradas para alongar os componentes contráteis ou não-contrateis das unidades musculotendíneas e as estruturas periarticulares. São descritos procedimentos de inibiçãoneuromuscular usado para relaxar músculos encurtados. As técnicas enfocam procedimentos de alongamento manual ou mecânico para os membros. Também auto-alongamento, assim como o alongamento passivo, assistido e ativo.
As relações ente mobilidade, limitações funcionais e incapacidade e os tratamentos fisioterapêuticos usados para melhorá-las também são descritos. Como a identificação dos processospatológicos e fatores que contribuem para as restrições na mobilidade dos tecidos moles e limitações da ADM.
Cita os princípios nos quais se baseiam as técnicas de alongamento e de inibição neuromuscular e como são integradas em um programa de exercícios para melhorar a mobilidade funcional, assim como as diretrizes e precauções para aplicação e implementação de exercícios de alongamento, bem comoas contra-indicações do alongamento.

O termo mobilidade geralmente é definida como a habilidade das estruturas ou dos segmentos do corpo de se moverem ou serem movidos de modo a permitir a presença de movimentos amplos para as atividades funcionais (ADM funcionais). Pode ser ainda definida como a habilidade de um indivíduo iniciar, controlar ou manter movimentos ativos do corpo paradesempenhar tarefas motoras simples ou complexas (mobilidade funcional). Mobilidade, quando relacionada com ADM funcional, está associada à integridade articular assim como à flexibilidade ou extensibilidade dos tecidos moles que cruzam ou cercam as articulações (como músculos, tendões, fáscias, cápsulas articulares e pele), qualidades necessárias para que ocorram movimentos corporais irrestritos e sem dordurante as atividades funcionais da vida diária.
A mobilidade suficiente dos tecidos moles e a ADM das articulações precisam ter o suporte do controle neuromuscular necessário para permitir ao corpo acomodar-se às sobrecargas impostas a ele durante o movimento funcional, permitindo que o indivíduo seja funcionalmente móvel. Além disso, pensa-se que a mobilidade dos tecidos moles e um controleneuromuscular compatível com as demandas sejam fatores importantes na prevenção ou aparecimento de novas lesões no sistema musculoesquelético.
A hipomobilidade (movimento limitado) causada pelo encurtamento adaptativo dos tecidos moles pode ocorrer como resultado de vários distúrbios e situações. Os fatores incluem: imobilização prolongada de um segmento do corpo, estilo de vida sedentário,...
tracking img