Imobilizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS


RESENHA
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA: Ativo Imobilizado.


FIPECAFI- Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. Manual de Contabilidade Societária – Aplicável a todas as sociedades. Sérgio de Ludícibus, Eliseu Martins, Ernesto Rubens Gelbcke, Ariovaldo dos Santos. Editora Atlas.
1-Conceito
O ativo Imobilizado de uma empresa é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das suas atividades, sendo caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.) São, portanto, bens que a empresa não tem intenção de vender a curto prazo ou que dificilmente podem ser convertidos imediatamente em dinheiro. Têm, pois, um caráter depermanência, sendo chamados de bens patrimoniais. O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.
O registro do ativo imobilizado é regulado pela NBC T 19.1. O objetivo desta Norma é estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimentoda entidade em seus ativos imobilizados, bem como suas mutações. Os principais pontos a serem considerados na contabilização do ativo imobilizado são o reconhecimento dos ativos, a determinação dos seus valores contábeis e os valores de depreciação e perdas por desvalorização a serem reconhecidas em relação aos mesmos.
Os itens classificados na categoria de Ativo Imobilizado incluem:

oBens tangíveis – Que têm um grupo físico, tais como terrenos, obras civis, máquinas, moveis, veículos, benfeitorias em propriedades arrendadas, direitos sobre recursos naturais etc. Recursos aplicados ou já destinados a bens da natureza citada, mesmo que ainda não em operação, tais como: Construção em andamento; Importações em andamento; Adiantamentos para inversões fixas etc.

o Bensintangíveis – Cujo valor reside não em qualquer propriedade física, mas nos direitos de propriedade que são legalmente conferidos aos seus possuidores, tais como: Patentes; Direitos; marcas etc. A partir de 01-01-2008, por força da Lei 11.638/2007, os ativos intangíveis não serão mais registrados no Ativo Imobilizado, e sim no Ativo Intangível.


2- A importância do Ativo Imobilizado nas Empresas.O Ativo Imobilizado consiste em um dos componentes patrimoniais mais importantes das Entidades, especialmente aquelas do segmento industriais e de algumas atividades de prestação de serviços. Dessa forma, o tratamento contábil a ser dispensado a estes ativos se reveste de particular importância. No Brasil existiam diferentes entendimentos e doutrinas acerca de temas ligados a estes ativos,tais como depreciação, vida útil, vida residual, entre tantos outros. O pronunciamento nº 27 emitido pelo CPC consolidou o entendimento conceitual em um único documento, além de atender ao objetivo maior do atual processo de atualização contábil de alinhar as práticas contábeis àquelas praticadas na Contabilidade Internacional. O objetivo do CPC 27 é estabelecer tratamento contábil para ativosimobilizados, mais especificamente para a contabilização e reconhecimento desses ativos, a determinação de seus valores contábeis e os valores de depreciação e que o imobilizado deve ser reconhecido pelo custo de todos os fatores necessários a coloca-lo em condições de utilização.

3- Depreciação: Regras Básicas

O pronunciamento nº 27 diz que os bens com valor significativo devem serdepreciados separadamente. Tal conceito também é válido para componentes significativos de um mesmo ativo. Ex.: estrutura e motor de um avião.
A depreciação deve ser registrada na DRE, com exceção dos valores ativados em estoques ou intangíveis.
A apropriação do valor depreciável deve ser realizada de forma sistemática.
O valor residual e vida útil devem ser revisados anualmente. Não...
tracking img