Almoxarifado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC DE FERRAZ DE VASCONCELOS
ENSINO TÉCNICO DE LOGÍSTICA

LUCAS SILVA FARIAS

OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO

FERRAZ DE VASCONCELOS
2012

LUCAS SILVA FARIAS

OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO
Trabalho apresentado A ETEC de Ferraz de Vasconcelos sob a orientação do professor orientador da matéria de PS (Processos de Suprimentos) Luiz Alexandre

Ferraz de Vasconcelos – SP
2012
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
2. Tipos de produção em Série4
3. Localização de materiais4
3.1 Sistema de estocagem fixa5
3.2 Sistema de estocagem livre5
4. Classificação e codificação de materiais5
5. Inventario físico5
6. Embalagens6
7. Estocagem de materiais6
7.1 Carga Unitária6
7.2 Paletização7
7.3 Conservação7
7.4 Técnicas de estocagem7
7.5 Análise de almoxarifado7
7.5.1Mercadorias7
7.5.2 Corredores7
7.5.3 Pilhas7
7.5.4 Portas7
7.5.5 O peso no piso8
7.5.6 Embarque8
7.5.7 Escritórios8
7.5.8 Outras Instalações8
8. Sistemas de estocagem8
9. Equipamentos de movimentação8
10. Considerações Finais9
11. Bibliografia10

1. INTRODUÇÃO
Para Dias (2005, p. 173)
O almoxarifado, armazém ou deposito, não importa qual a sua denominação, estádiretamente ligado à movimentação e transporte interno de cargas, e não se pode separá-lo.
A influência dos equipamentos e sistemas para a armazenagem no processo industrial pode ser observada em todas as suas frentes. Um método adequado para estocar matéria-prima, produtos em processo e produtos acabados permite diminuir os custos de operação, melhorar a qualidade dos produtos e acelerar o ritmo dostrabalhos. Além disso, provoca redução nos acidentes de trabalho, redução nos acidentes de trabalho, redução nos equipamentos de movimentação e menor número de problemas administrativos.
A eficiência de um sistema para armazenagem e o capital necessário dependem da escolha adequada do sistema. Não há, para isso, uma fórmula pré-fabricada: o sistema de movimentação deve ser adaptado às condiçõesespecíficas da armazenagem do produto e da organização.
Os problemas e as características de um sistema de almoxarifado estão relacionados com a natureza do material a ser movimentado e armazenado. (Dias, 2005, p. 174)
As características físicas e químicas do material desempenham papel muito importante na escolha dos métodos para manuseio e estocagem. (Dias, 2005, p. 174)
Um coreto sistema dearmazenagem influi no melhor aproveitamento da matéria-prima e dos meios de movimentação. Além de evitar a perda de produtos por efeito de batidas e impactos, reduz as perdas de material reflete proporcionalmente sobre os produtos acabados ou semiprocessados. (Dias, 2005, p. 175)

2. Tipos de produção em Série
Segundo Dias (2005, p. 175)
Os tipos de produção em série, por encomenda - temrelação direta com o equipamento para a movimentação de cargas e armazenagem.
* A produção em série exige um processo contínuo e adequado ao tipo de produtos e volumes manipulados. Produtos a granel, grandes peças unitárias, pequenos volumes, líquidos industriais etc. exigem tratamentos e técnicas diferentes.

* A produção em processo admite equipamentos de operação intermitente que manipulemcargas unitárias. Pode, em certos casos, utilizar processos contínuos, com grande capacidade ociosa. Apesar da necessidade de uma área maior de espaço útil, sua operação exige investimentos menores.

* A fabricação de produtos por encomenda é mais complexa. A diversificação exagerada da produção e o ritmo irregular da operação podem gerar situações altamente ociosas. Nessas condições, énecessário estabelecer um compromisso entre a flexibilidade do equipamento e sua capacidade de manipular economicamente peças com tamanho, volume e formatos diferentes.

Em todos os casos, as condições topográficas e as envergaduras dos prédios podem afetar as características e os tipos dos equipamentos. Grandes edifícios, por exemplo, não são adequados á operação de equipamentos com rodas, seja...
tracking img