Ensino de artes na eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INCLUSÃO ATRAVÉS DA ARTE – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: “CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU?”
Márcio André Ribeiro.

RESUMO:
Em todas as etapas do ensino regular, o ensino de Artes é tido como um fator de interação e inclusão do aluno a um universo ilimitado. A utilização na EJA da mesma metodologia, sua aplicação e resultados esperados, são questionamentos levantados diante de um contexto deâmbito municipal. A inquietação provocada pela ausência do poder publico e ineficiência profissional são fatores primordiais que nutrem tal discussão.

PALAVRAS-CHAVE:- música - educação pela arte – contexto social - inclusão

INTRODUÇÃO:

O ensino de artes na Educação de Jovens e Adultos, no contexto educacional brasileiro, tem um significa muito maior que apenas uma disciplina curricular:ela esta diretamente ligada a integração a um mundo, que mesmo presente no dia a dia, está muito distante do aluno. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que regulamenta a Educação Básica, na qual a EJA esta inserida diz, “O ensino de Arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma apromover o desenvolvimento cultural dos alunos.” (Art. 26, §2º)”. Essa obrigatoriedade ficou mais particular apenas com a Resolução CNE/CEB n.º 1, Art. 18, 5 jul. 2000 que diz:

“Respeitando o Art. 5º desta resolução, os cursos de Educação de Jovens e Adultos que se destinam ao Ensino Fundamental deverão obedecer em seus componentes curriculares aos Arts. 26, 27, 28, 35 e 36 da LDB e às DiretrizesCurriculares Nacionais para o Ensino Médio.”

Mas por trás da fria legislação, está toda uma intenção de integração sócio-educacional, onde a arte é usada para o desenvolvimento psico-social e valorização do aluno e de seu semelhante.
As relações humanas, suas idealizações, sucessos, frustrações, expressões religiosas e profanas estão diretamente ligadas a arte. Estudos psicológicos apontam asrelações intrínsecas entre o homem e as expressões artísticas.
Segundo Vigotski,
“O social existe até mesmo onde há apenas um homem e as suas emoções individuais. Por isso, quando a arte realiza a catarse e arrasta para esse fogo purificador as comoções mais íntimas e mais vitalmente importantes de uma alma individual, o seu efeito é um efeito social. A questão não se dá da maneira comorepresenta a teoria do contágio, segundo a qual o sentimento que nasce em um indivíduo contagia a todos, torna-se social; ocorre exatamente o contrário. A refundição das emoções fora de nós realiza-se por força de um sentimento que foi objetivado, levado para fora de nós, materializado e fixado nos objetos externos da arte, que se tornaram instrumento da sociedade. A peculiaridade essencialíssima dohomem, diferentemente do animal, consiste em que ele introduz e separa de seu corpo tanto o dispositivo da técnica
Quanto o dispositivo do conhecimento científico, que se tornaram instrumentos da sociedade. De igual maneira, a arte é uma técnica social do sentimento, um instrumento da sociedade através do qual incorpora ao ciclo da vida social os aspectos mais íntimos e pessoais do nosso ser. Seriamais correto dizer que o sentimento não se torna social, mas, ao contrário, torna-se pessoal,quando cada um de nós vivencia uma obra de arte, converte-se em pessoal sem com isto deixar de continuar social.” (VYGOTSKI, 1998, p. 315)

a formação social do homem tem ligação direta com as expressões artísticas no decorre da história. Vygotski cita a arte como uma técnica humana para dar significado eexpressividade aos sentimentos, promovendo assim uma inter-relação de sentimentos individuais promovendo uma interpretação e socialização coletiva a esses sentimentos.
Diante do exposto, pode-se afirmar que a arte é fundamental para a evolução do homem, aluno da EJA. Esse aluno, que na sua maioria, 79% segundo dados do IBGE/2000, é formada por jovens vítimas de uma exclusão do sistema regular...
tracking img