Alimentos funcionais

Livro Sabedoria Nutricional a Arte de Comer Bem

( Editora Z 3 )

Dra. Elaine Wiezel Bacchin
CRN 3659
Santa Bárbara d’Oeste

Capitulo 3

O que a ciência da nutrição funcional diz ........“ Faça do alimento o seu medicamento “ ( Hipócrates) ,

“ Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. “ III João 1:3

A busca pelasaúde e longevidade está presente na vida do ser humano desde sua criação. No decorrer da historia observamos o homem transformando o alimento e ervas em medicamentos
No século XX,houve um grandeaumento das doenças cardiovasculares e tumores ,então os cientista de todo o mundo começaram a voltar seus esforços a estudos que indicaram hábitos de vida, incluindo os alimentares como fatores deproteção .
Na década de 80, foram estudados no Japão, alimentos que além de satisfazerem às necessidades nutricionais básicas desempenhavam efeitos fisiológicos benéficos.
Após um longo período detrabalho, em 1991, a categoria de alimentos foi regulamentada recebendo a denominação de "Foods for Specified Health Use" (FOSHU). A tradução da expressão para o português é : Alimentos Funcionais ouNutracêuticos.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) , “ Alimentos funcionais “são : alimentos que consumidos como parte da dieta usual, produzem efeitos metabólicos oufisiológicos , que contribuem para a saúde, diminuindo o risco das doenças. ( Legislação Brasileira ,resolução 18.19 de 30 de abril de 1999 )

Em outras palavras : è um alimento com “ algo a mais “ Além desaboroso , suprir suas necessidades básicas, fazer parte de nossas receitas , também previnem doenças e gera saúde !!
Lembre-se :Saúde... é sobre isto que estamos falando, vida e vida em abundancia!( João 10:10 )

Esses alimentos ,são potentes antioxidantes naturais, isso significa que tem capacidade para combater os temidos radicais livres, que em excesso comprometem o bom funcionamento...