Alimentos funcionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO VOCACIONAL TÉCNICO CRATO – CVTEC
DICIPLINA: NUTRIÇÃO BASICA
PROFESSORA: REGINA CÉLIA
EQUIPE:
* ANTONIO SAMUEL OLINDA FERNANDES
* LAHÍS LUMA GONÇALVES DE SOUZA LEITE
* NATÉRCIA NASCIMENTO RODRIGUES
* SÂMIO SARAIVA TAVARES

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Crato, Agosto de 2011

Sumário
Introdução 3
Alimentos Funcionais 4
Tipos de Alimentos Funcionais 5
Significado dascores dos alimentos 6
Conclusão 8
Referencias bibliográficas 9

Introdução

Inúmeros fatores afetam a qualidade da vida moderna, de forma que a população deve conscientizar-se da importância de alimentos contendo substâncias que auxiliam a promoção da saúde, trazendo com isso uma melhora no estado nutricional. A incidência de morte devido a acidentes cardiovasculares, câncer, acidentevascular cerebral, arteriosclerose, enfermidades hepáticas, dentre outros, pode ser minimizada através de bons hábitos alimentares. Atualmente a sociedade tem se tornado cada vez mais complexa, modificando os padrões de vida. As pessoas freqüentemente mostram sintomas de cansaço, depressão e irritação, ou mais comumente uma forma de estresse.
Os vários fatores que têm contribuído para odesenvolvimento dos alimentos funcionais são inúmeros, sendo um deles o aumento da consciência dos consumidores, que desejando melhorar a qualidade de suas vidas, optam por hábitos saudáveis. Os principais tipos de alimentos desse grupo são: Aveia, Soja, Peixes, Cebola, trigo, banana, alcachofra, alho, Chá Verde, entre outros.
Muito importante, também, para um bom funcionamento do corpo humano é umaalimentação colorida, pois as várias cores dos alimentos possuem substancias que desenvolvem funções importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças.
Neste trabalho pretendemos mostrar a importância e as funções dos alimentos funcionais como também as contribuições das diferentes cores dos alimentos para o nosso corpo.

Alimentos Funcionais

O termo “alimentos funcionais” foiprimeiramente introduzido no Japão em meados dos anos 80 e se refere aos alimentos processados, contendo ingredientes que auxiliam funções específicas do corpo além de serem nutritivos, sendo estes alimentos definidos como “Alimentos para uso específico de saúde” (Foods for Specified Health Use-FOSHU) em 1991. Estabelece-se que FOSHU são aqueles alimentos que têm efeito específico sobre a saúde devido asua constituição química e que não devem expor ao risco de saúde ou higiênico.
No Reino Unido, o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentos (MAFF) define alimentos funcionais como “um alimento cujo componente incorporado oferece benefício fisiológico e não apenas nutricional”. Esta definição ajuda distinguir alimentos funcionais de alimentos fortificados com vitaminas e minerais.
O Comitê deAlimentos e Nutrição do Instituto de Medicina da FNB (Federação Náutica de Brasília) define alimentos funcionais como qualquer alimento ou ingrediente que possa proporcionar um benefício à saúde, além dos nutrientes tradicionais que eles contêm (HASLER, 1998).
Um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado que o mesmo pode afetar beneficamente uma ou mais funções alvo no corpo,além de possuir os adequados efeitos nutricionais, de maneira que seja tanto relevante para o bem estar e a saúde quanto para a redução do risco de uma doença. Os alimentos funcionais são alimentos que provêm à oportunidade de combinar produtos comestíveis de alta flexibilidade com moléculas biologicamente ativas, como estratégia para consistentemente corrigir distúrbios metabólicos, resultando emredução dos riscos de doenças e manutenção da saúde.
Os alimentos funcionais se caracterizam por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônico degenerativas.
Os alimentos e ingredientes funcionais podem ser classificados de dois modos: quanto à fonte, de...
tracking img