Alguns.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A pele e as suas funções


A pele é um órgão que faz parte do sistema tegumentar, é uma capa protectora sem a qual a vida se tornaria impossível. A pele não é uniforme em toda a superfíciecutânea, uma vez que se adapta, segundo as zonas e as funções que tem que desempenhar.
A pele é composta por três camadas :
1. Epiderme
2. Derme
3. Hipoderme
Nas palmas das mãos e nas plantas dos pés aepiderme é muito espessa, possuindo uma grande camada córnea para poder desempenhar a sua função protectora. Já nas pálpebras, a pele é muito mais fina e tem uma grande quantidade de terminaçõesnervosas que lhe conferem muita sensibilidade.
As funções básicas da pela são cinco :
1. Excretora
2. Protectora
3. De relação
4. Termorreguladora
5. Metabólica
As funções da pele.

FunçãoExcretora
É através da pele que eliminamos resíduos do metabolismo corporal.A função excretora é representada pelas secreções sebácea e sudorípara, que têm como objectivo excretar toxinas e resíduosmetabólicos.Em condições normais, através do suor que contém 99% de água, são eliminados sais minerais, ureia, ácido úrico, ácidos gordos e colesterol.

Função Protectora
· Penetração de substâncias:
A pele opõe-se á penetração de substâncias porque a camada córnea forma uma barreira capaz de neutralizar ácidos e bases diluídos e impede que a epiderme absorva compostos tóxicos ou irritantes.Este sistema nem sempre funciona. A epiderme pode ser invadida em pequenas quantidades. A absorção pode ser por via transepidérmica (camadas epidérmica) ou por via transanexial (através do folículopiloso e da glândula sebácea)
Os anéis ou anexos cutâneos intervêm ao nível da absorção de macro-moléculas, representando a única via de penetração possível.

Factores específicos da substância :
oDimensão molecular.
o Solubilidade (as substâncias lipófilas são melhor absorvidas).
o Concentração no seu excipiente (quanto maior é a concentração, maior é o fluxo).
o Excipiente utilizado....
tracking img