Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Licenciatura em Educação Física

Fisiologia Geral
SISTEMA DIGESTÓRIO

Prof.Ms Maria Angela Figueiredo Tuma

O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões; boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

DIGESTÃO E ABSORÇÃODE NUTRIENTES


Os alimentos ingeridos devem percorrer o trato digestivo para serem digeridos e liberar os nutrientes numa forma disponível para absorção e circulação, e assim, distribuídos aos diferentes órgãos, tecidos e células



A maior parte dos nutrientes, contidos nos alimentos estão ligados em grandes moléculas, que desta forma não podem ser absorvidos, havendo a necessidade deserem reduzidas a moléculas menores: Carboidratos Proteínas Gorduras glicose aminoácidos ácidos graxos

Do momento em que é ingerido até seu aproveitamento, o ALIMENTO percorre um caminho de cerca de 9 metros passando pela:
BOCA, FARINGE, ESÔFAGO, ESTÔMAGO, INTESTINO DELGADO INTESTINO GROSSO ÂNUS

São órgãos acessórios ao trato gastrointestinal auxiliando a digestão: fígado, pâncreas evesícula biliar

O trânsito dos alimentos consumidos não é uma queda no interior do trato digestivo, mas sim um processo mecânico e químico, controlado pelos sistemas Nervoso e Endócrino.

Inicialmente, na cavidade oral os movimentos são voluntários, seguidos por musculatura de controle involuntário, a partir do esôfago, chamados movimentos peristálticos. Estes movimentos ocorrem no esôfago, estômagoe intestino.

A musculatura interna do trato digestivo é formada por músculos: anulares e longitudinais.

Bolo Alimentar

Os anulares comprimem o bolo alimentar facilitando a mistura com as secreções e os longitudinais empurram o bolo para frente e para trás, como um elástico.

Estômago

Início do intestino delgado

Acima, a representação do alimento sendo empurrado para o estômago;as flechas indicam o estrangulamento causado pela contração da musculatura lisa.

A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a BOCA. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.
BOCA: recebe oalimento, reduz o tamanho das partículas pela

mastigação e as mistura com saliva. É importante a ação lubrificadora da saliva – Amilase salivar (ptialina)

Após ser devidamente mastigado, o alimento é deglutido. O fechamento da epiglote impede que ele passe pela laringe (respiração), passando pela FARINGE. A laringe leva o ar para os pulmões.

A LÍNGUA movimenta o alimento empurrando-o em direçãoa garganta, para que seja engolido. Na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas, cujas células sensoriais percebem os quatro sabores primários: amargo, azedo ou ácido , salgado e doce . De sua combinação resultam centenas de sabores distintos. A distribuição dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfície da língua, não é homogênea.

As glândulas salivares
Apresença de alimento na boca, assim como sua visão e cheiro, estimulam as glândulas salivares a secretar saliva, que contém a enzima amilase salivar ou ptialina. A amilase salivar digere o amido e outros polissacarídeos (como o glicogênio), reduzindo-os em moléculas menores. Três pares de glândulas salivares lançam sua secreção na cavidade bucal:

Glândulas parótida, submandibular e sublingual:

Osais da saliva neutralizam substâncias ácidas e mantêm, na boca, um pH neutro (7,0) a levemente ácido (6,7), ideal para a ação da ptialina. O alimento, que se transforma em bolo alimentar, é empurrado pela língua para o fundo da faringe, sendo encaminhado para o esôfago, impulsionado pelas ondas peristálticas, levando entre 5 e 10 segundos para percorrer o esôfago. Entra em ação um mecanismo...
tracking img