Alguns conceitos sobre disciplina e indisciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alguns conceitos sobre disciplina e indisciplina no entendimento de diversos autores





Para Vasconcellos (2006), aparentemente, a questão da disciplina escolar é muito simples: “basta conseguir com que os alunos prestem atenção à aula”. Na verdade o problema é complicadíssimo, pois envolve a formação do caráter, da cidadania e da consciência do sujeito. No fundo está sempre aquestão: que tipo de pessoa se quer formar? Por que alguém deve obedecer a outrem?
A questão da disciplina é bastante complexa, uma vez que um grande número de variáveis influenciam o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, apesar dessa complexidade, a verdade é que há um consenso sobre o fato de que sem disciplina não se pode fazer nenhum trabalho pedagógico significativo. Resta saber oque entendemos por Disciplina...
O autor cita um trecho da obra de H.Wallon que diz o seguinte,

A disciplina pode ser entendida diferentemente segundo a tarefa do mestre é considerada como de puro ensino ou de educação e segundo o aluno é considerado como uma simples inteligência a guarnecer de conhecimentos ou como um ser a formar para a vida.23

Ainda emVasconcellos, numa primeira abordagem da disciplina, podemos dizer que, em grandes linhas, disciplinar significa participar do esforço civilizatório, e a escola nada mais faria que colaborar com este esforço geral.Ocorre, no entanto, que esta é uma visão idealista, uma vez que, na verdade, não existe civilização em geral, mas formas históricas de civilização, que no nosso caso corresponde ao modocapitalista de produção, com sua divisão em classes sociais antagônicas; portanto, na nossa realidade, no sentido geral, disciplinar corresponde a adequação, resignação à exploração, etc.
O autor refere que, para M. Foucault, esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade, são o quepodemos chamar as ‘disciplinas’.
E, em princípio, é com este processo que a escola é chamada a colaborar, ou seja, participar do adestramento social às condições de exploração da lógica capitalista.

Tiba (2006) a civilização é o caminhar evolutivo da sociedade. Uma sociedade é composta de organizações, famílias e indivíduos. No plano social, também o indivíduo pode prejudicar sua família e acabaratingindo a sociedade.
Teoricamente, a família teria a responsabilidade pela formação do indivíduo, e a escola, por sua formação. A escola nunca deveria tomar o lugar dos pais na educação, pois os filhos são para sempre filhos, e os alunos ficam apenas algum tempo vinculado às instituições de ensino que freqüentam. Foram tantas as mudanças de mentalidades e comportamento nessasúltimas décadas que tanto os pais quanto as escolas precisaram adaptar-se a um novo sistema educativo em busca da saúde social.

Para viver em sociedade, o ser humano não necessita apenas da inteligência. Precisa viver segundo a ética, participando ativamente das regras de convivência e encarando o egoísmo, por exemplo, como uma deficiência funcional social. (TIBA, 2006 P.116).


Sabemos que aescola é determinada socialmente, mas dentro de sua contradição, dentro de seu espaço de autonomia relativa, o que está fazendo? Para a formação de que tipo de sociedade está colaborando? Se o professor pensa em simplesmente conseguir o silêncio de seus alunos para poder falar, está tendo uma visão muito estreita. O professor, por pressão, pode conseguir certas atitudes dos alunos, mas que seesvaem quando não estão mais em sua presença; trata-se da grande farsa colocada pelo sistema de educação: não se está preocupado com o futuro do educando, mas em apenas sobreviver como instituição ou como educador, não tendo, de preferência, sua imagem muito abalada pelas eventuais falhas na disciplina (garantir a aparência).
O conceito de disciplina associado à obediência está muito presente no...
tracking img