Guerra do contestado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra do Contestado


A Guerra do Contestado teve inicio em 1853 quando começa a disputa de limites entre os estados Santa Catarina e Paraná. Um dos interesses dos dois Estados era explorar asriquezas que havia em abundancia naquela época como a madeira, a erva mate, as araucárias, enfim explorar a fauna e a flora.
A vida econômica da região, durante muito tempo, vai girar em torno dacriação do gado bovino, na coleta da erva mate e na extração de madeira, material empregado na construção de praticamente todas as residências.
Nas terras dos coronéis os peões podiam servir-se das ervassem qualquer proibição, porém quando o mate adquiriu valor comercial, os coronéis começaram a explorar a coleta abusiva do mate em suas terras.
A guerra inicia-se oficialmente em 1912, com o combatedo Irani, que resultou nas mortes do monge José Maria e também do coronel João Gualberto, e vai até a prisão de Adeodato, último e mais destacado chefe dos fanáticos, em 1916. É também neste ano em queé assinado o acordo de limites entre Santa Catarina e Paraná.
Outro fator interessante e a construção da Estrada de Ferro, em 1908, o qual dava direito para empresa americana Brazil Railwuay Companyde explorar 15 Km de cada lado da estrada. O interesse também era o de tirar as madeiras para comercializar no exterior, alem do direito de revender os terrenos desapropriados as margens da estrada.Vale salientar que essa disputa não tinha muita relevância na população, pois o poder era sempre representado pelos coronéis, tanto fazia pertencer a Santa Catarina ou Paraná.
Estudando a historiadesta guerra podemos perceber como era a luta pelo poder já naquela época, mesmo que o custo disso fosse a própria vida. Ainda podemos notar também, que muitos de nossos costumes, culturas sãoresquícios de uma época não muito distante, um sertanejo que na forma mais singela e simples construiu uma historia a qual estamos dando continuidade para deixarmos para nossos descendentes.

Antonio...
tracking img