Martinho lutero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME DA FACULDADE

AUTORES

MARTINHO LUTERO

LINHARES
2012

BIOGRAFIA
Martinho Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483, em Eisleben, Alemanha. Era filho de Hans Luther e Margarethe Lindeman. Seu pai desejava que se tornasse funcionário público para ajudar a família. Com 14 anos na Escola Superior de Latim em Magdeburgo ele teve seu primeiro contato com a Bíblia.
Aos dezessete anosLutero ingressou na universidade de Erfurt onde tocava alaúde e onde recebeu o apelido de "O Filósofo". E em 1502 graduou-se em bacharel em Filosofia. Em 1505 concluiu mestrado. Seguindo os desejos do pai ele se inscreveu em Direito na mesma universidade. Mas tudo mudou depois que ele se assustou com uma tempestade quando um raio caiu próximo onde passava. Apavorado Martinho gritava: "Ajuda-meSant'Ana! Eu me tornarei um monje". Com isso deixou a faculdade e entrou para a ordem dos Agostinianos, de Frankfurt em 17 de Julho de 1505.

- Vida monástica e Acadêmica
Martinho dedicou sua vida no mosteiro meditando, fazendo orações, peregrinação e confessando. Johann von Staupitz superior de Lutero concluiu que ele precisava de mais trabalhos para esquecer um pouco de suas reflexões, ordenou queele iniciasse uma carreira acadêmica. Em 1507 foi ordenado sarcedote em 1508 lecionou Teologia na Universidade de Wittenberg e em 1512 gradou-se em doutor em teologia, estudou grego e hebraico para entender as palavras utilizadas nas Escrituras que logo utilizaria para sua própria tradução da Bíblia.

- As Indulgências
As indulgências era a compra parcial ou total do castigo ordenado a alguémpor conta de seus pecados, qualquer pessoa poderia comprar tanto para si ou para um ente falecido que estivesse no purgatório. A Igreja vendia a salvação para as pessoas que muitas vezes eram pobres, incultas e desprovidas do conhecimento da palavra de Deus. O frade Johann Tetzel promovia a venda das indulgências com intenção de financiar a reforma da Basílica de São Pedro em Roma. Martinho achavaabusiva a forma com que eles compravam a fé das pessoas porque isso fazia com que as pessoas deixassem de lado o verdadeiro arrependimento fazendo com que eles acreditassem somente nos documentos que era conhecido como indulgências. Esse acontecimento fez com que Martinho criasse as 95 teses, em 31 de outubro de 1517. Ele afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg como um convite paradebater o que Lutero acreditava ser avareza e paganismo na Igreja. Foi nessa época também que a imprensa teve seu primeiro papel fundamental na história, pois ela facilitou a divulgação desse documento em toda a Alemanha e em dois meses por toda a Europa.

Reação Papal, A Excomunhão e a Dieta de Worms

Em 1518 o Papa Leão X ordenou que o teólogo Silvestro Mazzolini investigasse as teses deLutero. Este teólogo declarou Martinho como um herege dizendo que ele se opunha explicitamente a autoridade do Sumo Pontífice. Lutero seria julgado em 7 de agosto de 1518 como herege em Roma mas ele apelou para o Príncipe Frederico, o Sábio que seu julgamento fosse realizado na Alemanha em 12/14 de outubro do mesmo ano perante o Cardeal Cajetano, em Augsburg. Lutero Recusou-se retratrar suas idéias,rejeitando a autoridade papal e abandonando a Igreja Romana, ficou confirmado num debate em Leipzig com João Eck entre 4 e 8 de julho de 1519.
Lutero declara que a Igreja Romana necessita de Reforma, publica vários escritos, procura apoio de autoridades civis e começa a ensinar ao sacerdócio universal dos crentes que Cristo é o único mediador entre Deus e o homem e se opõe à autoridade de papas econcílios. Em 1520 a Igreja Romana expediu a bula Exsurge Domine que ameaçava Lutero de ser excomungado, a menos que se retratasse 41 pontos de sua doutrina destacados pela Igreja publicamente. Lutero queima a bula em público e o Imperador Carlos V, manda queimar os livros de Lutero em praça pública. O Papa Leão X então excomunga Lutero em 3 de janeiro de 1521.
Em 22 de janeiro de 1521 o...
tracking img