Alergia ao leite de vaca.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que causa a alergia ?
A alergia é causada em crianças por proteínas que não existem normalmente no leite humano e que são introduzidas na nova alimentação do bebê. As proteínas do leite mais envolvidas na alergia são as caseínas, a beta-lactoglobulina e a alfa-lactoalbumina. A alergia verdadeira é causada pelas imunoglobulinas E (IgE), em resposta à presença destas proteínas consideradas comoantigênicas pelo sistema imunológico das crianças. A IgE causa liberação de substâncias vaso-ativas por alguns tipos de células, que causam problemas.
O uso exclusivo do leite humano até aos seis meses de vida, reduz significantemente a incidência cumulativa de alergia ao leite de vaca, durante os primeiros 18 meses de vida.
É muito comum a alergia às proteínas do leite ?
A alergia ao leite devaca é uma das alergias mais comuns em crianças, talvez porque o leite de vaca usualmente é o veículo para a primeira proteína estranha ser introduzida no estômago das crianças.
É muito difícil apresentar um número preciso da ocorrência da alergia do leite, mas estima-se que cerca de 0,3 a 7,5 % dos infantes apresentam alergia verdadeira às proteínas do leite, dependendo dos critérios dediagnóstico das reações apresentadas pelos pacientes. Quando métodos de diagnóstico mais restritos são empregados, a ocorrência em crianças fica em torno de 1 a 2 %.
Nos adultos, a alergia pode ser considerada rara, parecendo ser mais comum em mulheres. Entretanto, pessoas de todas as idades podem apresentar alergia às proteínas do leite de vaca pela primeira vez, desde a adolescência até a idade adulta.Embora o leite de vaca esteja implicado com problemas de alergia, cerca de 50% das crianças apresentam alergia simultânea às proteínas de outros alimentos, incluindo ovos, soja, amendoim, achocolatados, laranja, peixes e trigo. Cerca de 50 a 80 % das crianças que apresentam alergia ao leite também podem apresentar alergia a inalantes alergênicos, como pólen, pêlos (de gato por exemplo), mofo,poeira de carpetes etc.
Por que a prevalescência da alergia ao leite é maior na infância?
A alergia surge basicamente devido a dois fatores: predisposição genética (do pai ou da mãe) e introdução de alimentos potencialmente alergênicos antes dos seis meses de vida.
Quando nascem, os bebês têm um sistema imunológico imaturo e dependem muito dos anticorpos do leite da mãe. O sistema digestivo nãoestá preparado para substâncias que não venham do leite da mãe. O fator principal que causa a alergia é a introdução precoce na alimentação de substâncias que causam alergias.
O risco é maior na infância, antes que os processos de adaptação e maturação aperfeiçoem as barreiras da parede intestinal. A incidência é maior em crianças que consumiram leite (que não o humano) muito cedo, talvez antes detrês a quatro meses de vida, e aqueles que têm história de alergias na família. Menos exposição aos alimentos potencialmente alergênicos reduz as chances de alergias.
As reações alérgicas ocorrem menos quando o leite de vaca é introduzido na alimentação após os seis meses de vida. A alergia está relacionada com a permeabilidade do intestino delgado a proteínas (ou peptídeos alergênicos) duranteos primeiros meses de vida. Pequenas quantidades de proteínas dos alimentos podem ainda ser absorvidas através do intestino, durante a infância, e provocar alergias.
Quais são os sintomas da alergia ao leite ?
Diagnosticar alergia às proteínas dos alimentos requer muitas análises por parte dos médicos. A alergia pode ocorrer em mais de um alimento e os sintomas são os mais diversos. Isto tornadifícil distinguir se os sintomas são devidos à alergia ao alimento ou a outros problemas.
Os sintomas da alergia podem ser classificados em seis tipos:
Sistema Gastrointestinal Sistema Respiratório Olhos
Cólica
Vômito
Diarréia
Sangue nas fezes
Constipação
Gases
Colite
Náusea Nariz escorrendo
Espirros
Tosse
Asma
Congestão
Bronquite
Coceira no nariz
Sintomas de gripe
Respiração...