Brasil sem eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil antes da eletricidade

Até o século 19, todas as pessoas do mundo viviam sem eletricidade. As indústrias tinham motores que funcionavam com máquinas a vapor, assim como as ferrovias.Dormia-se cedo e, se queriam sair durante à noite, as pessoas passeavam pelas ruas e praças das cidades, a pé mesmo, fossem ricas ou pobres, onde havia a iluminação da lua cheia em alguns dias e algunspontos onde tochas – e depois a iluminação a gás ou óleo de baleia . Na iluminação pública usava-se os lampiões nas ruas e era um trabalho tão demorado que, quando o encarregado terminava de acender oúltimo lampião, já iniciava o desligamento dos primeiros, pois o dia já amanhecia.
Para passar roupa, usava-se ferros a brasa, que tinha uma tampa que era levantada para se colocar a brasa lá dentro,outros tinham que ser esquentado diretamente no fogo. Era necessária muita atenção, pois a fuligem podia cair do ferro e sujar a roupa limpa ou mesmo esquentar muito, chegando a queimar a roupa.
Osbanhos eram frios, ou com água aquecida nos fogões, que eram a lenha e no tempo da escravatura, eram feitos em grandes tamanhos, para que fosse possível se cozinhar grandes quantidades de comida paraabastecer as senzalas. Fogões menores eram destinados a elaboração de assados, pães bolos, pudins e compotas das casas dos senhores.
A geladeira, também não existia, as despensas eram enormes. Assim,quase todos os dias era necessário fazer compras de frutas e verduras nas pequenas quitandas. As carnes ou eram secas ou mantidas cozidas, já prontas para o consumo, imersas em banha de porco, emlatões.
Antes de os aparelhos de telefone se popularizarem, o que só ocorreu a partir da metade do século 20, transmitir recados era penoso e demorado. Quem podia, contratava um contínuo, uma espécie deoffice-boy do século passado.
Antes do ventilador existir, o jeito mais comum de refrescar-se nas casas e ruas brasileiras era usando leques ou outros materiais para abanar.
Para lavar roupas, o...
tracking img