Idoso abandonado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES CEARENSES
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TCC
PROFESSORA: MONICA C. DUARTE
CURSO: SERVIÇO SOCIAL, 071 MANHÃ.
ALUNA: MARIA DE JESUS DA COSTA

PROVA INSTITUCIONAL
CATEGORIAS: CULTURA, ESTATUTO DO IDOSO, INSTITUCIONALIZAÇÃO HISTORIA DE VIDA, , FAMÍLIA, GÊNERO , IDOSO, VELHICE E ENVELHECIMENTO E VUNERABILIDADE

FORTALEZA 11 DE MAIO DE 2012INTRODUÇÃO
O objetivo geral será identificar os fatores culturais, sociais, psicológicos e biológicos que levam à institucionalização do idoso por seus familiares e a repercussão na vida de ambos. Podemos dizer que a dificuldade de cuidar do idoso por algumas famílias deve-se também ao fato da diversidade cultural existente e fatores como sexo, e origem étnica. Neste sentido, “a velhice é dada pelocontexto social, cultural e histórico de uma sociedade”. Mediante ao descrito, o presente estudo vai buscar encontrar resposta para a seguinte questão de pesquisa:
Como objetivos específicos, a intenção é: verificar quais os sentimentos dos idosos que deixam o convívio com a família para ir aos acolhimentos para pessoa idosa; quais as maiores dificuldades encontradas nestas instituições;conhecer as alterações funcionais e emocionais percebidas pelo idoso desenvolvidas com idosos. Quais os sentimentos que ficam em relação a família que os deixam no acolhimento.
Essas são as categorias que irei trilhar minha pesquisa, a construção desse trabalho se deve ao contexto social em que vivemos, embora as pessoas tenham consciência que vivemos numa sociedade onde a maioria da população éidosa, muitos desrespeita o direito do idoso. Como tema central será a vida do idoso fora do contexto familiar, será de extrema importância elencar passo a passo todos os contextos dessas categorias.
Sabemos que não é fácil trabalhar o Idoso sem fazer uma análise geral do que está acontecendo na sociedade contemporânea, qual a percepção que as pessoas tem sobre a temática idoso, e a óticadaqueles que lidam com os idosos diariamente.
Todas essas categorias tem uma relevância com a nossa realidade atual, a forma de como está sendo tratado o idoso em diversos contextos, e como a família está encarando essas mudanças , e quais as estruturas oferecidas para a família cuidar do seu idoso.

CULTURA
Para sustentar esta pesquisa utilizamos a teoria transcultural do cuidado. Cuidado naperspectiva transcultural, aqui direcionado ao idoso e seu familiar, valoriza as diferentes culturas e a forma como os indivíduos buscam adequar suas vidas em seu processo de viver.
Podemos dizer que a dificuldade de cuidar do idoso por algumas famílias deve-se também ao fato da diversidade cultural existente e fatores como sexo, e origem étnica. Neste sentido, “a velhice é dada pelo contextosocial, cultural e histórico de uma sociedade”. A diversidade cultural presente em nossa sociedade despertou nossa curiosidade e impulsionou a realização desta pesquisa em uma instituição asilar, buscando analisar e compreender melhor a justificativa desta transformação, esta procura constante do idoso e da família em adaptar-se ao novo lar, com a visão de que a institucionalização será a melhorsolução para ambos os lados, principalmente na última década. Será mesmo esta a alternativa mais viável para o momento.
A sociedade em que vivemos, não está culturalmente acostumada a lidar com a nova realidade, que é a população idosa, e por não ter essa cultua, o direito do idoso acaba sendo desrespeitado, por questões culturais mesmo. Será preciso fazer mais por essa população idosa,conscientizar as pessoas dessa nova realidade para que as pessoas idosas não se sintam tão excluído na sociedade contemporânea, onde o idoso não tem vez.
Segundo o autor (. Sarti, 2001) Sabemos que não há realidade humana exterior à cultura, uma vez que os seres humanos se constituem em cultura, portanto, simbolicamente.( Sarti,2001, 3-13)
ESTATUTO DO IDOSO
O Estatuto do Idoso foi estabelecido pela...
tracking img