Gerontologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO NO BRASIL NO BRASIL NOS ULTIMOS 30 ANOS E SUA PROJEÇOES FUTURAS.

Atualmente não se pode dizer que o Brasil e um país jovem, já que a Organização Mundial de Saúde [OMS] considera uma população envelhecida quando a proporção de pessoas com 60 ambos ou mais atinge 7% com tendência a crescer. De acordo com o Censo Populacional de 2000, os brasileiros com60anos ou mais já somam 8,6% da população total. De acordo com as projeções da OMS, entre 1950 e 2025, a população de idosos do país crescera dezessete vezes contra 5 a população total, o que nos colocará em termos absoluto a sexta população de idosos do mundo[ KELLER et al. 2002p.1513-1520].Além disso , a proporção da população ´´mais idosa´´, ou seja, a de 80 anos e mais, também esta aumentando,alterando a composição etária dentro do próprio grupo, isto é, a população considerada idosa também esta envelhecendo[Camarano ET ALII{1997}].
No Brasil, nós últimos 30 anos, a pirâmide etária vem apresentando crescente participação da população idosa, levando a um alargamento de ápice, que tende á retangularização. Do ponto de vista demográfico, existe superposição de uma população jovem dedimensão relevante, com uma população envelhecida também expressiva [Moreira, 2001; Veras, 2002].
A população cresce em termo de expectativa de vida, devido a alguns fatores amplamente conhecidos: a implementação do saneamento básico em regiões carentes de higiene; advento da penicilina, auxiliando os tratamentos infecciosos, evitando-se mortes; diminuição do índice de morte infantil; redução do índicede fecundidade; diminuição das taxas de morte de mulheres durante o parto; e a fantástica aceleração no desenvolvimento tecnológico, possibilitando criação de aparelhos detectores de doenças em suas fases iniciais, assim como permitindo tratamento de doenças graves. Em consequência nosso país vem apresentando redução do grupo etário jovem, vivenciando com isso o que se denomina envelhecimento debase. Estima-se que por volta de 2025, o Brasil ultrapasse os 30 milhões de idosos [Berquó, 1996]. Na França, onde foram necessários 120 anos para que o numero de idosos passasse de 7% para 14%, o Brasil vai experimentar um aumento equivalente num período de 30 anos.
A reflexão sobre o envelhecimento de uma população não pode e nem deve se resumir a uma analise demográfica, mas sobre tudo incluiro aspecto sócio econômico e culturais de um povo, a fim de que se possa perceber de forma mais nítida as consequências, mudanças, desafios e perspectivas que esse processo traz consigo e quais as medidas e as politicas sociais que devem ser adotadas diante desse novo fenômeno que se apresenta á sociedade brasileira, e preciso haver uma mudança de valores, sobretudo no que tange á imagem negativaque a sociedade propaga dos idosos, de fragilidade e dependência. O envelhecimento possui diversas faces, sobretudo numa sociedade como a do Brasil marcada pela desigualdade social onde há uma exorbitante concentração de renda e consequentemente um alto índice de pobreza. Neste caso, caso faz-se necessário lembrar que o jovem pobre de hoje será também o idoso pobre de amanhã, ´´a velhice deve serpreparada desde a juventude, com atitudes propicias com a saúde´´ [Platão]. Pode- se entender, que no Brasil são encontrados vários modo de envelhecer, de acordo com a condição socioeconômica, sexo, acesso a informação e á educação, cultura e até mesmo pela região onde se reside.
A situação sócia econômica da maioria da população brasileira que envelhece é precária, não havendo condiçõessatisfatórias para se viver essa etapa da vida. Nem a sociedade nem o estado estão preparados e aptos para promover um envelhecimento digno ao individuo, mantendo-o inserido na sociedade e garantindo, por meio de politicas sociais, o mínimo necessário para a sua subsistência.
A primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, da Organização das Nações Unidas [ONU], aconteceu no período de 26 de...
tracking img