Alemanha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alemanha – Dados estatísticos

• Habitantes: A Alemanha é o país mais populosos da União Européia, com 82,3 milhões de habitantes. Cerca de 7,3 milhões de estrangeiros vivem lá (8,8% da população), sendo 1,7 milhão turcos.

Densidade demográfica: Com 231hab/km2, a Alemanha é um dos países com maior densidade demográfica da Europa.

Natalidade: Taxa média de 1,3 filho por mulher.Crescimento demográfico: -0,1%

Estrutura etária: 14% abaixo de 15 anos, 20% acima de 65 anos.

Expectativa de vida: Média de 77 anos para os homens e 82 anos para as mulheres.]

Grau de urbanização: 88% da população vive em cidades e aglomerados urbanos. Na Alemanha, existem 82 metrópoles com mias de cem mil habitantes.

Maiores cidades: Berlim (3,4 milhões de habitantes), Hamburgo (1,8milhão), Munique ( 1,3 milhão), Colônia (1 milhão) e Frankfurt do Meno (662 mil).

Idioma Oficial: Alemão.

Alemanha – Religião

Cerca de 53 milhões de pessoas são cristãs (26 milhões de católicos, 26 milhões de protestantes, 900 mil cristãos ortodoxos), há 3,3 milhões de muçulmanos, 230 mil budistas, 100 mil judeus, 90 mil hindus. A Lei Fundamental garante a liberdade de pensamento,consciência e confissão religiosa. Não existe uma Igreja do Estado.

Alemanha – Cultura

O cenário cultural da Alemanha é multifacetado: existem 300 teatros e 130 orquestras profissionais entre Flensburg e Garmisch. Sua paisagem museal é ímpar graças aos 500 museus de arte com coleções variadas e de alto valor a nível internacional. Vital ainda é a jovem pintura alemã, que já ´conhecida mundialmente. AAlemanha faz parte também das nações com uma grande produção de livros: 95 mil publicações novas e reedições por ano. Os 350 jornais diários e as centenas de revistas são uma prova da vitalidade do setor da mídia. O cinema alemão está comemorando novos sucessos e isso não apenas na Alemanha, mas em muitos outros países do mundo.

Alemanha – Tradições

Muito vermelho e verde, cheiro de cravoe canela pelo ar e um delicioso Glühwein aquecem o Natal dos alemães

De dar água na boca!
Céu nublado, flocos de neve, brisa fresca espalhando o cheiro de canela pelo ar: começam os preparativos para o Natal dos alemães. Uma festa com muitas tradições, desde o calendário de advento, de acender aos domingos uma das quatro velas que enfeitam a coroa feita de galhos de pinheiro, até um dos maisimportantes elementos do Natal alemão: as deliciosas especialidades natalinas.

A troca de velhas receitas dos mais famosos, diversos e divertidos biscoitinhos natalinos, os chamados Plätzchen começa semanas antes da festa. Um dos mais conhecidos é o Lebkuchen (broa de mel), uma mistura de canela, cravo, mel, gengibre, noz-moscada, amêndoas, entre outros ingredientes. A especialidade tambémenfeita as mesas dos alemães por todo o mês de dezembro.

Outro sabor, um dos mais quentes do Natal, é o Weihnachtspunsch, também conhecido como Glühwein, um bom acompanhante na hora das compras pelos “Weihnachtsmärkte” (mercados de Natal), que estão espalhados por todas as grandes cidades. Trata-se de um ponche aquecido, preparado com suco de laranja e vinho tinto, acrescentado de algumas gotasde licor de damasco, cravo e canela.

Já para a ceia, na noite do dia 24, os pratos tradicionais podem variar. Entre peru recheado, pato assado com legumes, faisão, javali, caviar e salmão, o mais tradicional fica ainda por conta do “Gänsebraten” (ganso assado). Este é, de preferência, servido com “Kloβen” (bolinhos de batata) ou somente com a batata cozida e couve-galega ou couve-marroquina. Enão esquecendo de mencionar, para acompanhar um bom vinho tinto, de preferência, seco. Para sobremesa há “Apfelstrudel” (torta folhada de maçã) e “Stollen”, uma espécie de pão recheado com frutas e coberto com açúcar.

A origem desta tradição se encontra num costume católico – o “Martinsgans”. São Martin é o protetor, entre outros, dos pastores dos Alpes, dos sitiantes, dos vinicultores e...
tracking img