Encargos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os encargos incidentes sobre a folha de pagamento
7 de Dezembro de 2004 - Um estudo realizado pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), revela que metade das micro e pequenasempresas brasileiras não consegue sobreviver mais do que dois anos antes de baixar suas portas. Para as empresas que não estão enquadradas na legislação do Simples, isto se deve, em grande parte, emrazão do peso da carga tributária, como por exemplo, os encargos sobre a folha de pagamentos, que representam considerável desembolso por parte dos empresários, incentivando a contratação informal eresultando em baixa competitividade do produto brasileiro.

Vale destacar que a contratação de um empregado sujeita a empresa ao pagamento equivalente a 67,53% referente aos encargos trabalhistas eprevidenciários sobre o salário, além de outros adicionais e benefícios garantidos pela CLT e Convenção Coletiva de Trabalho.

O percentual acima mencionado considerado para empresas não optantes peloSimples é composto de: férias e 1/3 (11,11%), décimo terceiro salário (8,33%), INSS por sua alíquota máxima (28,8%), INSS sobre férias e décimo terceiro (5,6%), FGTS (8,5%), FGTS sobre férias edécimo terceiro salário (0,94%) e FGTS calculado sobre a rescisão (4,25%).

Se considerarmos um empregado cujo salário mensal é de R$ 1,5 mil, haverá um custo por parte da empresa de, no mínimo, R$1.013, além do próprio salário. Isso sem mencionar o pagamento de horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade, periculosidade, etc; bem como os encargos previdenciários e FGTS sobre taisverbas.

Segundo previsão do Ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, o Governo Federal pretende começar a reduzir as alíquotas da Previdência Social sobre a folha de pagamento em 2005, o que poderáestimular novas contratações com carteira assinada. A redução seria compensada pela União com a majoração das alíquotas do PIS, Confins e da Contribuição Social sobre o Lucro.

É cediço que a...
tracking img