Alcoolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL BIBLIOTECA MARTINHO LUTERO/CANOAS
SETOR DE RECURSOS ONLINE DE INFORMAÇÃO

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: Normalização segundo VANCOUVER atualização 2010

ANA LÍGIA TRINDADE CRB/10 - 1235

2011

INTRODUÇÃO
Para a área de informação e documentação, a normalização tem a finalidade de estruturar e apresentar graficamente documentos como: livros,relatórios, teses,

dissertações, periódicos, etc., e parte deles como: referências, resumos, índices, sumários e outros. Seu objetivo é facilitar a pesquisa e o acesso aos documentos. Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, normalização é a atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas àobtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto. Existe, ainda, a normalização em estilo Vancouver, desenvolvida por um grupo de editores dos mais tradicionais periódicos internacionais da área médica. Atualmente, é adotada por vários cursos de graduação e pós-graduação, bem como por periódicos da área de saúde, que utilizam as sugestões de normalização do "Grupo de Vancouver". Para a área dapsicologia, a American Psychological Association - APA é a referência internacional para publicações científicas. O pesquisador tem na APA acesso às regras internacionais de escrita de textos científicos para qualificar e tornar mundialmente aceitas e passíveis de publicação as produções científicas nesta área.

NORMALIZAÇÃO SEGUNDO VANCOUVER

Atualmente, vários programas de pós-graduação eperiódicos da área de saúde estão seguindo as sugestões de normalização do "grupo de Vancouver". Um pequeno grupo de editores de revistas da área médica reuniu-se em Vancouver (British Columbia), Canadá, em 1978, para estabelecer diretrizes para o formato dos originais submetidos a suas revistas. Esse grupo ficou conhecido como o Grupo de Vancouver. Seus requisitos para apresentação de originais,inclusive formatos de referências bibliográficas que foram desenvolvidos pela Biblioteca Nacional de Medicina (National Library of Medicine - NLM), e publicados pela primeira vez em 1979. O grupo de Vancouver se expandiu e formou o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors- ICMJE). O estilo dos Requisitos Uniformes para Originaissubmetidos a Revistas Biomédicas, conhecido como Estilo de Vancouver baseia-se no padrão ANSI com adaptações da U.S. National Library of Medicine.

A NLM - National Library of Medicine é a produtora da base de dados PubMED e MEDLINE, e responsável pela padronização das referencias do Grupo de Vancouver Esse é um dos motivos pelo qual o estilo de Vancouver é um dos mais adotados pelas revistas da áreada saúde, ou seja por sua familiaridade com o estilo.

Importante Lembrar
É uma normalização elaborada para artigos científicos. Não estabelece padrão para margens, espaçamento, fontes (tipo e tamanho), sumário ou paginação. Elaborada para a Área da Saúde.

REFERÊNCIAS

Normas gerais de autoria

Os autores devem ser citados na ordem indireta, ou seja, primeiro o sobrenome, com apenas aprimeira letra em maiúscula, seguido pelas iniciais do nome e prenome. Veja nos exemplos a seguir:

a) De um até seis autores Quando o documento possui de um até seis autores, citar todos os autores. Exemplo: Veja KJ, Pina I, Krevssky B. Heart transplantation in associated with an increased risk for pancreatobiliary disease. Ann Intern Med 1996 Jun;124(11):980-3. b) Mais de seis autores Quando odocumento possui mais de seis autores, citar todos os seis primeiros seguidos de et al. Exemplo: Parkin DM, Clayton D, Black RJ, Masuyer E, Friedl HP, Ivanov E, et al. Childood leukaemia in Europe after Chernobyl: 5 years follow-up. Br J Cancer 1996;73:1006-12. c) Sem autoria Quando o documento consultado não possui autoria, iniciar a referência bibliográfica pelo título. Exemplo: Carcinoma of...
tracking img