A ciencia e senso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ciência e o Senso Comum



A ciência que o que é estudado por meio de conhecimentos específicos por um ser humano, ao qual se denomina cientista.

O cientista é visto como apessoa que estuda algo comum ou complexo, como por exemplo, as propagandas de cremes dentais que dizem ser melhores uma que as outras, em vários controles de germes bucais e com maior eficiência. Sãopessoas de branco com cara de doutores que tem o papel de convencer as pessoas por estarem de branco e falarem bem. São pessoas especializadas no que dizem e que para isso temos nossa cabeça pararefletir no que pode ou não estar correto. Os especialistas naquilo pode não ser especialista em outras coisas, como por exemplo, um piloto de fórmula 1 pode não ser especialista em meio ambiente, porserem coisas distintas. Isso torna cada pessoa um cientista daquilo que ele faz de melhor com técnicas capazes de ir cada vez mais a fundo.

As únicas diferenças entre senso comum ecientista, é que o senso comum trabalha com o que vê externamente e com o que sente, por exemplo, uma fruta como um morango para estar maduro tem que estar vermelha e com o cheiro agradável. Já o cientistatrabalha com seus conhecimentos específicos; corta, tritura, mede sua acidez e também quanto a fruta adquiriu de hormônio para amadurecer, chegando assim em uma conclusão a que quando o fruto estiver comuma determinada cor, ele estará pronta para o consumo.

A ciência tem continuado o senso comum com a forma exta de explicar o que acontece e fazer com que a s pessoas entendam o porquê dosacontecimentos. Um exemplo prático pode ser dado por algumas tribos indígenas que acreditam em algo mágico, como a dança da chuva, chuva essa da qual não temos total domínio e são vários os fatoresdo meio que desencadeiam as reações químicas interligadas ao clima que fazem com que haja precipitação pluviométrica, algo que os cientistas podem mostrar com realidade e que para os indígenas é uma...
tracking img