Afasias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGEM



INTRODUÇÃO


A linguagem é um processo mental de manifestação do pensamento e de natureza essencialmente consciente, significativa e orientada para o contacto inter-pessoal. Apesar do processo da linguagem ser essencialmente consciente, entretanto entende-se que o fluxo e a articulação desta provém de camadas mais profundas e não conscientes, tais como do subconsciente einconsciente, segundo o esquema de Willian James.
No estudo da linguagem, deve-se distinguir a expressão verbal e a expressão gráfica e a psicopatologia se interessa tanto pela linguagem falada quanto pela linguagem escrita. Ambas expressões são um conjunto de sinais próprios de cada língua com os quais manifestamos nosso pensamento e tanto a expressão verbal quanto a expressão gráfica, devem constarde dois elementos fundamentais - a sintaxe e a palavra.
A sintaxe tem por objeto estabelecer as relações entre as palavras e as frases, e corresponde à própria organização do pensamento. As representações e os conceitos devem ser expostos numa determinada ordem necessária para se formar o raciocínio lógico. Esse arranjo racional da linguagem é a sintaxe.
....Em 1924, Pavlov considerava a palavracomo uma espécie de estímulo condicionado, comparável aos demais estímulos, mas com um caráter próprio. Dizia que se nossas sensações e representações do mundo externo nos dão os primeiros sinais da realidade, as palavras constituem os segundos sinais, os sinais dos sinais, representam a abstração da realidade e se prestam a generalizações, formando justamente nosso modo de pensamento humano esuperior.
Escutar a fala e falar são os modos mais comuns da Comunicação Humana. Uma perda auditiva obviamente causa graves problemas na comunicação Auditivo-oral. Por isso a avaliação audiológica em bebês e crianças é de fundamental importância para a prevenção e tratamento fonoaudiológico.
A linguagem costuma refletir o pensamento e pode ser tida como o elo final da cadeia de processos psíquicosque se iniciam com a percepção e terminam com a palavra falada ou escrita .
Costuma-se ter por certo que não existem pensamentos que não sejam formulados por palavras, ao ponto de poder se afirmar que todo pensamento corresponde a alguma determinada expressão verbal. É por isso que não se estabelecem diferenciações entre as perturbações do pensamento e as alterações da linguagem.
Se existissemapenas alterações da linguagem, estas ficariam limitadas aos distúrbios da articulação da palavra e da sintaxe mas, na realidade, as perturbações da linguagem são muito mais complexas. Se a linguagem é um atributo humano dirigido à comunicação entre pessoas, começamos a considerar o conteúdo da linguagem. Sim, porque os esquizofrênicos podem expressar os maiores disparates delirantes, mantendo umaperfeita correção da sintaxe. Ainda aqui não é demais relembrar que a separação entre os diferentes processos psíquicos é feita apenas para facilitar o ensino.
Analisando as alterações da linguagem falada de um ponto de vista estritamente prático, podem-se dividir essas alterações em dois grupos principais:
1. alterações da linguagem devidas a causas predominantemente orgânicas;
2. alteraçõesda linguagem de natureza predominantemente funcionais.
Alterações Predominantemente Orgânicas

DISARTRIA
Neste grupo, incluem-se todas as perturbações que resultam de uma lesão ao nível de qualquer das partes que intervêm na elaboração e na emissão dos sons, de cuja articulação resulta a palavra falada. As principais alterações deste grupo são as seguintes:
Consiste na dificuldade dearticular as palavras, normalmente resultante de paresia, paralisia ou ataxia dos músculos que intervêm nesta articulação. A perturbação é mais acentuada quando se trata de pronunciar as consoantes labiais e linguais, as quais são omitidas ao dizer as palavras, ou a pessoa titubeia ao pronunciá-las. A alteração torna-se mais evidente quando se utilizam as frases de prova, como por exemplo, pedindo ao...
tracking img