Estruturalismo, funcionalismo e associassonismo

479 palavras 2 páginas
Escola Estadual De 1º E 2º Graus Odao Felippe Pippi Magistério Curso Normal – Aproveitamento de estudos

Aluna: Carla dos Santos Lemes

RESUMÃO

ESTRUTURALISMO, FUNCIONALISMO E ASSOCIASSONISMO

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, um breve estudo sobre a história psicológica do estruturalismo, funcionalismo e associacionismo.

EXTRUTURALISMO Objeto de estudo do consciente.

Uma distinção entre as escolas Psicológicas do estruturalismo e do funcionalismo, visto que, em muitos casos ocorre uma indiferenciação entre suas funções e bases. Primeiramente serão pontuados alguns aspectos do estruturalismo.

O estruturalismo teve como maior divulgador Titchener, seguidor de Wandt considerado o pai da psicologia. Segundo o estruturalismo a psicologia é a ciência da consciência ou da mente, sendo esta última a soma total dos processos mentais. Para Titchener, cada totalidade psicológica compõe-se de elementos, sendo tarefa da psicologia descobrir quais são os elementos do verdadeiro conteúdo da mente e a maneira pela qual é estruturada.

Adepto do paralelismo psicofísico, Titchener, distingue o físico da mente. Os pontos centrais sugeridos por ele o objeto e a consciência, relação mente e corpo. É o paralelismo o método da introspecção, em que o indivíduo explora sistematicamente seus próprios pensamentos e sensações, a fim de ganhar informações sobre determinadas experiências sensoriais. O estruturalismo procura relacionar a unidade no todo.

No funcionalismo a consciência exerce uma atividade adaptativa e é também um instrumento destinado a ajustar a ação ou a resolução de problemas.

O funcionalismo, teve William James como um dos seus pioneiros e encara a psicologia como sendo o estudo da vida psíquica, considerada um instrumento de adaptação ao meio.

O associacionismo é o processo de associação de

Relacionados