Resenha a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
capítulo I - Estimativas ou Cálculos, enfatiza-se a importância do planejamento antes de qualquer ação, visto que, a guerra é assunto de vida ou morte para um Estado. Deste modo, é necessárioidentificar cinco fatores fundamentais que possibilitarão prever a vitória: a moral, o clima, o terreno, o comando e a doutrina. Em outras palavras, com muitos cálculos pode-se vencer, com poucos não. Semeles, as chances são nulas.
capítulo II – A Condução da Guerra ou Planejamento, destaca as consequências internas da guerra, que não deverá ser prolongada para minimizar o desgate físico e financeirocausado.
capítulo III – Estratégia Ofensiva, descreve a importância em se dominar, como o próprio título indica, a arte da estratégia ofensiva. Assim, um Estado é tomado de modo intacto e o inimigo éderrotado sem a necessidade de lutar.
Para se ganhar uma guerra é preciso: saber quando combater ou não; saber utilizar a força máxima de um exército, numeroso ou não; possuir tropas firmes no apoioao seu comandante; ser prudente e aguardar uma imprudência do inimigo e possuir generais hábeis e independentes.
O capítulo IV – Disposições ou O Poder da Defesa, revela que para serem invencíveis épreciso se defender e para serem vitoriosos, é preciso atacar. O segredo, portanto, está na adaptabilidade: medida do espaço, cálculo dos custos, comparação das forças, cálculo da probabilidade devitória.
capítulo V – Energia ou Formação, apresenta a força, estrutura, coordenação e organização para o grupo em ação. Dirigir muitos ou dirigir poucos, é uma questão de organização. O capítulodescreve ainda os diversos métodos de ataque e defesa.
capítulo VI – Pontos Fortes e Fracos, frisa a importância de se conservar a própria energia, ao mesmo tempo em que se induz o inimigo a esgotar a sua.Isso porque, o bom general deve ocupar o campo de batalha antes do inimigo. Aquele que primeiro toma a iniciativa leva vantagem.
capítulo VII – Manobra, retrata a organização efetiva das tropas no...
tracking img