Aeroporto de hong-kong

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS ENTRELINHAS DA CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE HONG KONG
Metodologia e Curiosidades

- Introdução;

Como todos sabem, Hong Kong é uma das cidades mais ricas do mundo, que se desenvolveu muito rápido e se viu cercada pelo ar. A cidade superou a capacidade de seu pequeno aeroporto, uma invasão de jatos comerciais colocava em perigo a vida dos habitantes e a ineficiência ameaçava sufocar aartéria vital da cidade: o comércio. Hong Kong precisava urgentemente de um novo aeroporto internacional, mas não havia terreno para isso. A solução desse problema deu origem a uma das maiores e complicadas obras de Engenharia Civil já executadas na história.
- Porque foi projetado?
Tudo começou na década de 80, quando Hong Kong passou por um momento crítico. No século 20, Hong Kong tornou-se uma dasmaiores economias do mundo, mas seus arranha-céus mascaravam uma fraqueza evidente: o aeroporto Kaitaki. Perigoso e antiquado, o aeroporto se localizava no centro da cidade. O Kaitaki tornava cada voo para cidade um namoro intenso com um desastre, obrigando aviões enormes a passar entre montanhas e rente às coberturas de prédios e apartamentos.
O Kaitaki teve mais de 6 acidentes ou situações derisco nas duas últimas décadas. Em um dos acidentes, o avião saiu da pista ferindo 22 pessoas e matando 2. Além disso, havia mais um enorme problema: os aviões de carga. O aeroporto só tinha uma pista, que se tornara um grande entrave para o comércio global.
Com bilhões de dólares em jogo, aumentava a pressão para que Hong Kong construísse algo que o livrasse daquela encruzilhada. Mas onde? Acidade estava abarrotada, sem nenhum pedaço de terra disponível. Só havia uma possibilidade: construir um aeroporto no mar. Para que houvesse acesso ao aeroporto precisariam também ser construídas estradas, pontes, um sistema ferroviário e túneis.

- Qual foi o sistema construtivo utilizado e os problemas enfrentados?
A corrida começou em setembro de 1991.
A corrida começou em setembro de 1991.Primeiro passo: Criar o terreno para o aeroporto.
Foram escolhidas duas pequenas ilhas rochosas a 26 km de Hong Kong, mas nenhuma delas era grande ou plana o bastante para acomodar o aeroporto. Uma coisa era certa: primeiro as montanhas teriam que desaparecer (implodiram-nas). Após o problema das montanhas ter sido resolvido era hora dos trabalhadores começarem. Com o auxílio de equipamentosgigantescos eles removeram milhões de toneladas de entulho (seria utilizado em um aterro, transformando as duas pequenas ilhas em uma grande ilha). Mas, antes disso, o fundo do mar foi limpo. Com aspiradores de pó gigantes, foi removida uma camada de lodo de 12 metros de espessura, deixando exposta a rocha que estava abaixo dela. O fundo limpo foi preenchido com uma camada de areia, seguida dapulverização dos restos das montanhas.
Quando terminaram, eles haviam deslocado mais de 500 milhões de toneladas de terra (o suficiente para encher 200 coliseus).

Quando terminaram, eles haviam deslocado mais de 500 milhões de toneladas de terra (o suficiente para encher 200 coliseus).


Segundo passo: Construção do túnel marítimo.
A medida que a ilha do aeroporto tomava forma, asequipes de operários iniciavam a tarefa de ligar a ilha à cidade.
*Cortar o vídeo 2 de 4:17 a 5:21.* - Demonstração de submergir os segmentos do túnel.

*Cortar o vídeo 2 de 4:17 a 5:21.* - Demonstração de submergir os segmentos do túnel.

Os engenheiros logo se depararam com um problema: encontrar uma maneira de sair de Hong Kong atravessando a Enseada Vitória. Um túnel, muito grande, precisavaser construído e ele tinha de ser largo o bastante para suportar seis novas pistas. Foi criado um projeto para construir um túnel por debaixo da água, utilizando segmentos feitos de concreto e aço. Os segmentos eram produzidos em uma pedreira perto da enseada e cada um deles pesava 32 mil toneladas: o peso de um transatlântico carregado.
Ele fica a mais de 15 metros abaixo d’agua e estende-se...
tracking img