Adm mercadologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING PARA O SÉCULO xxi

O que é Marketing?

“É o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, da promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar negociações que satisfaçam metas individuais e organizacionais.”
Philip Kotler
Definição de Marketing
Definição social: marketing é um processo societal por meio do qual, indivíduos e grupos obtêmaquilo de que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços.

Segundo Peter Drucker “o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. Sua meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si mesmo. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar”.

Conceitos centrais de marketing▪ Mercado: É um conjunto de compradores Atuais e potenciais de um produto ou serviço.
▪ Segmentação: Segmentar o mercado então é uma maneira de identificar e dividir o mercado em subgrupos distintos, caracterizados por necessidades, desejos e gostos particulares relativamente homogêneos, de modo a permitir uma abordagem mais adequada e uma maior adequação de produtos, serviços, comunicaçãoetc.


▪ Necessidades: são exigências essenciais que fazem parte da fisiologia do ser humano. Maslow construiu uma teoria na onde as necessidades humanas podem ser hierarquizadas, mostrando inclusive, com essa hierarquia, no que somos diferentes dos animais, que não teriam uma hierarquia com tantos níveis como nós, os humanos.
Segundo Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas emcinco níveis:
1. Necessidades fisiológicas: Estas são as necessidades mais básicas, mais físicas (água, comida, ar, sexo, etc.). Quando não temos estas necessidades satisfeitas ficamos mal, com desconforto, irritação, medo, doentes. Estes sentimentos e emoções nos conduzem à ação na tentativa de diminuí-las ou aliviá-las rapidamente para estabelecer o nosso equilíbrio interno. Uma vez satisfeitasestas necessidades nós abandonamos estas preocupações e passamos a nos preocupar com outras coisas.
2. Necessidades de segurança: No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade. A busca da religião, de uma crença deve ser colocada neste nível da hierarquia.
3. Necessidades sociais: O ser humano precisa amar epertencer. O ser humano tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Queremos nos sentir necessário à outras pessoas ou grupos de pessoas. Esse agrupamento de pessoas pode ser a antiga tribo, ou a tribo (grupo) atual, no seu local de trabalho, na sua igreja, na sua família, no seu clube ou na sua torcida. Todos estes agrupamentos fazem com que tenhamos a sensação depertencer a um grupo, ou a uma "tribo". Política, religião e torcida são as tribos modernas.
4. Necessidades de "status" ou de estima: O ser humano busca ser competente, alcançar objetivos, obter aprovação e ganhar reconhecimento. Há dois tipos de estima: a auto-estima e a hetero-estima. A auto-estima é derivada da proficiência e competência em ser a pessoa que se é, é gostar de si, é acreditarem si e dar valor a si próprio. A hetero-estima corresponde ao reconhecimento e a atenção que se recebe das outras pessoas.
5. Necessidade de auto-realização: O ser humano busca a sua realização como pessoa, a demonstração prática da realização permitida e alavancada pelo seu potencial único. O ser humano pode buscar conhecimento, experiências estéticas e metafísicas, ou mesmo a busca de Deus.Abaixo a representação gráfica da Hierarquia das necessidades de Maslow:
[pic]
▪ Desejos: são anseios ou vontades de possuir objetos, de comer ou beber. Portanto, necessidades não podem ser criadas pelo fato de já previamente existirem na natureza, entretanto desejos podem ser estimulados através dos esforços de marketing.


▪ Produto: é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado...
tracking img