Adm estrategica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Com base em pesquisas bibliográficas, explique a diferença entre estratégia, administração estratégica e estratégia corporativa. Trace uma analogia entre os autores do artigo. 4
2. Explique a origem militar de estratégia. 6
3. Porque a estratégia deve ser dinâmica? 6
4. Trace uma analogia entre os modelos de decisões estratégicas entre ANSOFF x WRIGHT. 7
5. Explique “estratégiacorporativa” e diferencie de acordo com os autores. 8
6. Explique e exemplifique estratégia corporativa segundo PORTER x WRIGHT. 11
7. Explique com detalhes os testes de estratégia corporativa segundo PORTER. 12
8. Feche as ideias apresentando conclusões. 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15


1. Com base em pesquisas bibliográficas, explique a diferença entre estratégia, administraçãoestratégica e estratégia corporativa. Trace uma analogia entre os autores do artigo.

Após análise da definição dos autores estudados pode-se entender que a estratégia tem significados diversos que foram evoluindo com o passar dos anos e pode ser entendida como um conjunto de ações, planos, etapas, habilidades gerenciais, que propiciam o estabelecimento de caminhos para o alcance de resultados.
Dentretodos os conceitos de estratégias que serão explicitados, a seguir, um dos mais utilizados é o de Wright, Kroll e Parnell (2000), que a definem como “planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização”.
Para Mintzberg e Quinn (1991) a estratégia é um modelo ou plano que integra os objetivos, as políticas e as ações sequenciais deuma organização, em um todo coeso.
Segundo Meirelles e Gonçalves (2001), estratégia é a disciplina da administração que se ocupa da adequação da organização ao seu ambiente. Estes autores defendem que há grande amplitude e diversificação do conceito, altamente empregado nos campos acadêmico e empresarial.
Thompson Jr. E Strickland III (2000), definem estratégia como um conjunto de mudançascompetitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. O planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho.
Para Michel (1990), o conceito de estratégia é visto por um prisma mais operacional. É a decisão sobre quais recursos devem seradquiridos e usados para que se possam tirar proveito das oportunidades e minimizar fatores que ameaçam a consecução dos resultados desejados.
E Lodi (1969), define estratégia como a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito nacional ou internacional visando atingir objetivos a longo prazo (...) seu objetivo é permitir maior flexibilidade de resposta às contingências imprevisíveis”.
Aadministração estratégia inicialmente era entendida como sinônimo de planejamento estratégico, porém o longo dos anos e a partir dos estudos realizados por diversos autores (alguns deles serão citados abaixo) tornou-se possível compreender, que é um processo com amplitude maior que do planejamento estratégico, envolvendo atividades de planejamento, organização, direção e controle.
Desta forma, asestratégias são ações, que visam gerar a vantagem competitiva e compõem o processo de administração estratégica.
Segundo Vasconcelos (2001), a administração estratégica surgiu como uma disciplina híbrida, sofrendo influências da sociologia e da economia; sendo, essencialmente, uma evolução das teorias das organizações.
Para Meirelles e Gonçalves (2001), emergiu como uma parte do planejamentoestratégico, e surgiu da etapa do planejamento de seleção de caminhos a serem trilhados a partir da identificação dos pontos fortes e fracos da organização e das ameaças e oportunidades diagnosticadas em seu ambiente de atuação. A comunicação de uma visão estratégica global da empresa para os diversos níveis funcionais, com o objetivo de que as iniciativas da empresa sejam coerentes com a diretriz...
tracking img