Sistemas empresariais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Empresarial |
Sistemas Especialistas |
Autores:Alex dos Santos
Géssica Guimarães
Kaio Santos
Marcelo EstrelaSócrates Queiroz |

Trabalho solicitado pelo professor Gledston Carneiro, como forma de avaliação da II unidade. Com o intuito de aprofundar mais o conhecimento sobre sistemas especialistas.
Feira de Santana
2012

UNIFACS - Feira

Sistemas Especialistas

SumárioIntrodução.................................................................................................................4
Definição..................................................................................................................5
Vantagens e Desvantagens.......................................................................................6
Elementos e estrutura do sistemaespecialista.........................................................7
Aplicações do sistema especialistas..........................................................................9
Conclusão...................................................................................................................10Bibliografia.................................................................................................................11
Introdução

Ao longo da história o homem tem precisando constantemente tratar e transmitir informações. Buscando maneiras mais simples de realizar trabalhos de forma prática e rápida livrando-se dos trabalhos manuais e repetitivos, entre os quais estão as operações de cálculos e a redação de relatórios.
Durante esta evolução o homem desenvolveu um sistemachamado Sistema Especialista, que é capaz de apresentar respostas sobre um determinado assunto.
Esse tipo de sistema tem como objetivo difundir atividades que seriam realizadas por um especialista humano. Onde o profissional que irá passar a informação precisa ter domínio sobre o tema para assim poder desenvolvê-lo.
O Sistema Especialista deve possuir uma base de conhecimento formadarespondendo a todas as dúvidas tal como um especialista humano faria. Além de ser capaz de apresentar sugestões e conselhos aos usuários.
Conheceremos através deste trabalho um Sistema que está ligado a Inteligência Artificial, que trabalha com características humanas reencenando-as em um sistema computacional.

4

Sistemas Especialistas

Definição
Sistema Especialista é um programa inteligente decomputador que usa conhecimentos e procedimentos inferenciais, para resolver problemas que são bastante difíceis de forma a requererem, para sua solução: muita perícia humana. É um sistema que depende muito do conhecimento da área desejada de um nível muito alto para ter um funcionamento de resposta em escala.
Este sistema reproduz o comportamento de um especialista humano na resolução deproblemas do mundo real. Com o objetivo de captar o conhecimento de um especialista, conhecimento este adquirido através de estudos e experiências profissionais, em um determinado campo e representar este conhecimento numa base transmitindo ao usuário, permitindo-lhe obter respostas a perguntas relacionadas à base de conhecimento do sistema.
Tendo em vista que será um humano que irá construir ointelecto da maquina, ainda assim o sistema esta em vantagem, pois ele nunca irá se esquecer das informações recebidas. Mas ao trabalharmos com a construção da inteligência de um sistema, nos questionamos até quando o conhecimento humano auxilia na formação desse sistema.
Mesmo com todo o seu estudo e sua experiência profissional o especialista humano esclarece as dúvidas e dá caminhos para se resolverum problema, mas não tem a certeza de que o problema será resolvido naquele momento. Como que um sistema leigo irá ajudar na solução dos problemas?
5
As máquinas podem executar sistemas cujas respostas se assemelham a de especialistas humanos, simulando o senso humano através de lógica, dando uma conclusão mais próxima de uma resposta de um especialista humano. Aparentando assim possuir...
tracking img