Aditivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADITIVOS PARA CONCRETO.

A construção civil utiliza aditivos químicos com diversas finalidades, que podem ser para: Aumentar a resistência, evitar infiltrações e garantir a vida útil. Os aditivos não estavam presentes neste segmento desde o desenvolvimento ou o começo da aplicação do concreto, já hoje são de fundamental importância na sua composição. São empregados de forma aobter características especiais de acordo com a necessidade.
Algumas aplicações exigem um concreto com a cura "secagem" em tempo acelerado, já outras exigem que este não congele antes deste processo, como acontece em países com temperaturas negativas, como existe água no concreto em sua formulação, esta por sua vez pode congelar durante a aplicação comprometendo todo o processo einviabilizando-o por consequência.
Por isso os aditivos têm a propriedade de alterar o concreto, seja em estado fresco ou endurecido e apesar de estarem divididos em vários tipos de aplicações os aditivos possuem principalmente dois objetivos principais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos.
Como exemplo, podemos dizer que sua aplicaçãopode melhorar a qualidade do concreto nos seguintes aspectos:
- Trabalhabilidade
- Resistência
- Capacidade
- Durabilidade
- Bombeamento
- Fluidez (auto adensável)
E pode diminuir sua:
- Permeabilidade
- Retração
- Calor de hidratação
- Tempo de pega (retardando ou acelerando)
- Absorção de água
Sua utilização, porém, requer cuidados. Além doprazo de validade e demais preocupações que se devem ter com a conservação dos aditivos são importantes se estar devidamente informado sobre o momento certo da aplicação, a forma de se colocar o produto e a dose exata.

Não é exagero comparar os aditivos aos remédios, visto que podem tanto trazer excelentes benefícios para o concreto, como também inutilizar toda uma produção apenas utilizando a doseincorreta de aditivos.
Tomando-se os cuidados necessários a relação custo-benefício destes produtos é muito satisfatória. As empresas que prestam serviços de concretagem, não abrem mão de suas qualidades e, portanto, possuem equipamentos e controles apropriados para conseguir o melhor desempenho possível dos concretos aditivados.
Observação: Todo concreto minimamente estudadousa aditivo, no 1º mundo 70 a 80% do concreto empregado na construção usa algum tipo de aditivo químico.
http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/aditivo.html
ADITIVOS: São produtos químicos produzidos a partir de matérias primas e que quando misturados na confecção de concretos e argamassas em quantidades inferiores a 5% em volume, sobre o peso de cimento, modificam aspropriedades físico - químicas desses.
ADITIVOS: Eles têm a capacidade de alterar propriedades do concreto em estado fresco ou endurecido e apesar de estarem divididos em várias categorias, os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos.
Como exemplo, podemos dizer que sua aplicação pode melhorar aqualidade do concreto nos seguintes aspectos:
Trabalhabilidade; Resistência; Compacidade; Durabilidade; Bombeamento; e Fluidez.
ADITIVOS E pode diminuir sua: n Permeabilidade Retração (trincas) Calor de hidratação Tempo de pega (retardar ou acelerar) Absorção de água
INCORPORADORES DE AR:
Definição São materiais que em pequenas dosagens, misturados na betoneira,incorporam minúsculas bolhas de ar esféricas, uniformemente distribuídas entre os partículas de agregados e aglomerantes, aumentando a trabalhabilidade e permitindo a redução da água de amassamento de até 10 %.
RETARDADORES DE PEGA:
Eles atuam sobre os elementos que desenvolvem a pega e o calor de hidratação nos cristais de cimento, o Aluminato Tricálcico e sobre o Silicato Tricálcico. Eles não...
tracking img