Aditivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução 2
Aditivo 3
1. Definição de Aditivo: 3
2. História: 4
3. Tipos de Aditivos: 5
4-Classificação: 8
5. Finalidades: 10
6. Química Aplicada: 10
7. Plastificante (Redutor de água): 11
8. Superplastificantes: 12
9. Retardador do tempo de pega: 13
10. Incorporadores de ar: 14
11. Aceleradores: 16
11.1 Efeitos: 16
12. Vantagens dos aditivos: 17
13.Desvantagens dos aditivos: 18
Conclusão 19
Bibliografia 20

Introdução

O presente trabalho tem por objeto registrar, sumariamente, a ação e os efeitos dos vários aditivos para concretos ou argamassas, atualmente disponíveis em nosso mercado, ou emprego viável em futuro próximo.
Esse material é uma contribuição, no sentido de auxiliar os engenheiros construtores na seleção e emprego deaditivos, bem como alertar sobre a necessidade de introdução nas Normas Brasileiras de métodos padronizados de ensaio para determinação e aferição das ações dos aditivos e de seus efeitos desejáveis ou inconvenientes.
Uma substância empregada para o melhor desempenho ou rendimento de uma propriedade. São produtos empregados na elaboração de concretos, argamassas e caldas de cimento para modificarcertas propriedades do material fresco ou endurecido, de modo a facilitar seu manuseio, emprego e incrementando sua resistência diante das solicitações físico-químicas, oferecendo dessa maneira vantagens que naturalmente não são obtidas confeccionando-se traços normais.
Existem aditivos para diversas finalidades, dependendo de qual uso será feito. Exemplos na construção cívil: cimento, tintas,concreto e etc. Exemplos nos combustíveis: gasolina, álcool, diesel. Exemplos nos lubrificantes: graxa e óleo lubrificante.
Atualmente utilizar aditivos em concretos, argamassas e caldas de cimento se pensam que o produto "encarece" o preço da obra. Caso seja feita uma análise precisa, notaremos que o preço do aditivo na construção, reduzirá custos presentes e custos futuros. A tecnologia dos aditivostem se desenvolvido, acompanhando o ritmo crescente do setor da construção civil e permitindo soluções inovadoras e práticas. É preciso, porém, esclarecer que os aditivos não transformam um concreto mal dosado e mal manuseado em um concreto de excelente qualidade. Eles aprimoram certas características positivas do concreto acabado, adequando-o às exigências da obra e do projeto, tambémtransformam um concreto bom, em um concreto ainda melhor.
Aditivo

1. Definição de Aditivo:

Aditivos são produtos empregados na elaboração de concretos, argamassas e caldas de cimento para modificar certas propriedades do material fresco ou endurecido, de modo facilitar seu manuseio e emprego, oferecendo dessa maneira vantagens que naturalmente não são obtidas e incrementando sua resistência diantedas solicitações físico-químicas.

Pode-se definir como aditivo todo produto não indispensável à composição e finalidade do concreto, que colocado na betoneira imediatamente antes ou durante a mistura do concreto, em quantidades geralmente pequenas e bem homogeneizadas, faz aparecer ou reforça certas características.
Alguns autores definem como aditivos os materiais adicionados em proporções nãosuperiores a 5% em relação à massa do cimento e em casos especiais, é permitido adicionar mais de 5%. A quantidade em excesso do produto no concreto poderá causar efeito colateral, como o retardo da pega na super dosagem de um plastificante. Os aditivos alteram as características do cimento sem alterar sua proporção na composição do concreto.
As Normas Norte-Americanas (ASTMC 125) definem oaditivo como “Material outro que não água, agregado ou cimento, empregado como ingrediente do concreto ou da argamassa, adicionado a estes, antes ou durante a mistura.”
A NBR 11768 – Aditivos para concreto de cimento, define-os como “Produtos que adicionados em pequenas quantidades, modificam algumas de suas propriedades, no sentido de melhor ajudá-las a determinadas condições”. Ou seja, o concreto...
tracking img