Adhocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A COMUNICAÇÃO E O GERENTE

A comunicação é a atividade mais freqüente do gerente, uma das mais complexas e difíceis e está sujeita a constantes distorções dentro da empresa.

I - COMUNICAÇÃO, Atividade mais freqüente do Gerente.
Segundo estudos realizados, sete de cada dez horas úteis (de um executivo) são utilizadas para transmitir ou obter informações. Deste tempo, escrever ocupa 11%, ler15%, falar 31%, ouvir 43%. (1)
O conceito moderno de gerência converge no mesmo sentido da pesquisa para nos ensinar que a função gerencial é hoje basicamente, uma função de comunicação." Há cinqüenta ou setenta anos, escreve Berlo, o gerente de uma organização industrial conhecia todas as operações executadas em sua oficina. Era capaz de explicar cada técnica, de executar ele próprio a maioriadas tarefas. Com o desenvolvimento da automação e da produção em massa, vimos o aparecimento do gerente profissional, o homem que chega ao topo da escada não pelo que é capaz de fazer com as coisas, mas pelo que pode fazer com as pessoas por meio da comunicação." (2)
Este texto de Berlo é muito rico de significação sobre o papel do gerente na empresa moderna. Ao gerente não cabe fazer, mas fazerfazer. Isto é, na complexidade da organização atual, não lhe é pedido que faça as coisas diretamente, nem isto é possível. Ele não pode ter todas as habilidades técnicas exigidas de seus funcionários. Não lhe compete ser o melhor técnico. Não é esta a sua função. Quanto mais alto for o nível administrativo, menos se exige do gerente habilidades técnicas e mais se requer habilidade humana,capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, o que inclui compreensão da motivação humana e liderança eficiente e habilidade conceitual , ou seja, saber compreender complexidades da organização global e o ajustamento das operações da pessoa na organização. A habilidade conceitual e particularmente a humana requeridas do gerente exigem que ele seja um comunicador profissional. Sabendo lidar com aspessoas através da comunicação e compreendendo a empresa como um sistema integrado, o gerente poderá conseguir a melhor utilização das habilidades técnicas de seus funcionários e fazê-las convergir para os objetos organizacionais. Se estas habilidades lhe faltarem, não conseguirá ser um gerente eficaz, mesmo que tenha grande habilidade técnica.

(1) Estudo realizado pelo Dr. Paul T. Rankin, daUniversidade de Ohio
(2) BERLO, David K.: O Processo de comunicação, p.14.

II - COMUNICAÇÃO, Atividade Complexa e Difícil.
Contrariamente ao que se costuma pensar, a comunicação é muito complexa e difícil. A complexidade e dificuldade da comunicação na empresa decorrem dos fatores que envolve e da diversidade de tipos de comunicação existentes dentro de uma organização.

     Os muitosfatores que intervêm na comunicação podem ser sintetizados basicamente em três: o psicológico, o sociológico ou cultura, e o técnico.
o psicológico, o sociológico ou cultura, e o técnico.
Não se pode compreender a comunicação independente do processo psicológico do qual depende fundamentalmente. A comunicação é um processo pessoal. A fonte e o recebedor da comunicação são pessoas. Os diversosmecanismos psicológicos intervêm na comunicação. Ao transmitir ou receber alguma mensagem, o indivíduo procede de acordo com suas características pessoais selecionando a mensagem, interpretando-a, modificando-a, acrescentando e/ou suprimindo aspectos, em suma colorindo-a de acordo com o próprio subjetivismo. A percepção é o elemento, essencial para a comunicação. Funciona como uma central de informaçõesonde os elementos são processados. O que complica consideravelmente, em prejuízo da objetividade da comunicação, é que, na sua elaboração,a percepção é influenciada por muitos fatores que formam a lente pessoal, tais como: as experiências vividas, os valores adotados, as emoções, as atitudes, os interesses e a motivação. Levando em conta todos esses elementos psicológicos que influenciam na...
tracking img